Quer receber em primeira mão as novidades do nosso Blog?
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
Para a indústria, oferecer um bom mix de produtos que seja variado e adequado aos diversos tipos de consumidores e shoppers e pontos de venda existentes é um grande diferencial competitivo.
Contudo, é preciso ser cada dia mais assertivo nas escolhas e tomadas de decisões estratégicas para não perder o investimento nem o share no mercado.
Para muitos profissionais iniciantes ou que não possuem um planejamento bem definido a solução parece simples: um grande portfólio de produtos exige um mix igualmente robusto. Certo?
Nem sempre! Aumentar o portfólio de produtos sem um planejamento pode gerar um mix extenso, mas não necessariamente competitivo.
Por isso, a seguir vamos nos aprofundar e entender a importância do mix de produtos para saber como defini-lo de maneira eficiente para potencializar as vendas.
Boa leitura!
—
Mix de produtos é o nome dado para o catálogo de itens que a sua empresa vende. Ele existe para suprir diversos perfis de clientes e para conquistar uma fatia maior de mercado.
Veja a seguir alguns fatores que devem ser considerados para montar um mix de produtos assertivo:
Entenda como a Gofind te ajuda na estratégia de diversificação!
Quando falamos em mix de produtos, a primeira palavra que vem à mente é variedade. Contudo, para começar precisamos ter em mente que a oferta de produtos diversificados é uma excelente oportunidade de potencializar o lucro.
Isso acontece porque mesmo que alguns consumidores se identifiquem com a sua marca, eles costumam consumir alguns itens do seu mix e acabam preferindo não consumir outros, ou seja, apenas alguns itens do seu portfólio conseguem chamar a atenção dos consumidores.
Em um esforço para identificar essa lacuna, você pode investir na disponibilização de produtos que vão atrair a atenção dessas pessoas. Dessa forma, mesmo com um produto em baixa, o outro pode garantir o ROI esperado.
Essa ideia é ainda mais forte se considerarmos a sazonalidade dos produtos, isto é, produtos que possuem maior procura em determinadas épocas do ano, como sorvetes ou panetone, por exemplo.
Ao aplicarmos estratégias de Marketing pensando no período de alta ou baixa do seu mix, ou até na praça e região que ele possui maior demanda, você tem a possibilidade de escolher em qual produto é melhor investir naquele período ou região. Usando a análise de dados para potencializar sua estratégia.
Confira abaixo algumas dicas e passos importantes para determinar como montar um mix de produtos ideal para seus consumidores:
Compreender os diferentes tipos de posicionamento de marca ou posicionamento estratégico é importante para que você e sua equipe desenvolvam estratégias de marketing, trade ou vendas.
Veja a seguir 4 tipos:
Em um mercado cada dia mais competitivo, a tendência natural é o aumento da competição. Por isso é necessário oferecer ao consumidor mais do que produtos de qualidade.
O que ele quer, de fato, é uma experiência completa e satisfatória com a sua marca, desde o primeiro contato até o fechamento da compra e consumo.
Oferecer uma experiência omnichannel, integrada e que facilite todas as etapas da jornada de compra também pode ser um fator crucial, criando vantagem competitiva.
Além disso, preocupe-se com todos os aspectos do seu mix de produtos, desde o conceito inicial, até a matéria prima de qualidade, identidade visual, informações técnicas e descrições claras, apresentação e todos os fatores sensoriais que envolvem os itens selecionados.
Ter um mix de produtos variado é essencial para o sucesso da sua estratégia de vendas. Contudo, nem sempre uma grande quantidade de itens é necessária para suprir as necessidades dos clientes.
Aqui também é preciso entender que, geralmente, ter somente uma opção disponível não é o suficiente. Veja no exemplo: Um consumidor que vai até uma loja em busca de um calçado, deseja encontrar diferentes opções de cores, de materiais, de tamanhos, de estampas e de estilos.
A variedade de produtos não pode ser ignorada no planejamento, mas também não deve ser uma obrigação, cada persona e público-alvo devem ser analisados com atenção e a variedade do seu mix será criada para atender às suas necessidades.
Observe o que está dando certo para a sua concorrência, assim como o que está dando errado. Nesse processo, você vai identificar lacunas de mercado que podem ser preenchidas pela sua empresa. É importante dar atenção não apenas aos resultados alcançados, mas também notar os motivos que os causam.
Se um produto específico se destaca no seu nicho de mercado, procure determinar qual é o seu diferencial. Seja o preço, embalagem, posicionamento de gôndola ou outros diferenciais. A partir dessas definições, você pode olhar para suas próprias atividades e traçar caminhos para a otimização.
Gostou? Conheça a nossa solução para marcas →
A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.
Permitindo que a empresa gerencie e planeje ações de marketing direcionadas a públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.
Além disso, nosso portal do cliente dá acesso a um analytics completo sobre a performance de produtos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, shopper insights, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura, gerando mais insights para suas ações de marketing.
Conheça esta e outras soluções do nosso Localizador de Produtos!
Veja também o depoimento do gestor de marketing e trade da Caldo Bom sobre as nossas soluções:
“Com o mapa interativo ‘Onde Encontrar’ da Gofind, temos uma ferramenta que atua ao longo de toda a cadeia de distribuição. De novas prospecções de mercado, percepção de share regional, negociações com os compradores, até a ponta no público-alvo que tem uma maior facilidade de encontrar nossos produtos. Convergimos os esforços de marketing para atuar na jornada do shopper, do reconhecimento à decisão de compra através desta parceria.”
José Felipe, Gerente de Marketing e Trade – Caldo Bom Alimentos
Se implementado de forma correta, o Mix de Produtos pode auxiliar sua empresa a conquistar o consumidor e garantir uma parcela maior de mercado.
Por isso, esperamos que as recomendações apresentadas acima possam ajudá-lo a definir o mix de produtos ideal para sua empresa. Elevando o seu diferencial competitivo.
Além disso, é importante lembrar que desenvolver estratégias e planejamentos orientados a dados ajuda sua empresa a obter maior assertividade e previsibilidade para suas campanhas.
Implementar processos bem estruturados fazem com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais bem sucedidos, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).
Gostou?
Aproveite para ler nosso outro conteúdo voltado para potencializar suas estratégias de marketing: Inteligência de Mercado: o que é e como fazer a coleta de dados
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
5 dicas para sua marca
alavancar as vendas