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Fazer marketing digital ou online para divulgar negócios, produtos ou serviços tornou-se algo mais do que necessário.

Principalmente se a sua empresa usa meios digitais para vender produtos em lojas físicas ou divulgar serviços online.

Neste post, vamos apresentar as estratégias de marketing digital mais adotadas, mostrar outras alternativas viáveis e te ajudar com 4 dicas para iniciar sua jornada no marketing digital para a venda de produtos e serviços.

Boa leitura!

O que é marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações realizadas em meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos, ou em outras palavras: divulgar produtos, serviços e negócios na internet. 

Contudo, torna-se necessário compreender conceitos básicos, antes de colocar a mão na massa.

É comum que empresas e profissionais inexperientes confundam suas estratégias de marketing digital. Eles costumam limitar essas estratégias a mídias sociais e links patrocinados no Google.

Além de limitar sua estratégia em poucos canais, sua ação corre o risco de não obter o resultado esperado. Afinal, nem toda empresa precisa, necessariamente, promover seus produtos ou serviços nas redes sociais.

Tudo dependerá do seu público, verba e objetivo estratégico!

Benefícios do marketing digital

Quando falamos do marketing de produtos e bens de consumo, é muito comum surgir dúvidas a respeito de como expor e divulgar estes itens para consumidores que buscam por eles no ambiente digital.

Muitas empresas recorrem ao caminho mais comum com a criação de uma página de site e mídias sociais diversas, como Facebook e Instagram.

Estas estratégias podem e, em muitos casos, geram bons resultados. Afinal, hoje o cliente é muito mais conectado e busca online por itens desejados em lojas próximas ou com delivery rápido, fácil e eficiente.

Por isso, para facilitar a vida do consumidor que busca pelos seus produtos nas proximidades, torna-se interessante investir também em outras estratégias que visam dar mais relevância para negócios locais.

Assunto que abordamos com mais detalhes e de forma aprofundada no artigo: Busca Local: Como atrair clientes nas proximidades.

Veja a seguir algumas dicas e benefícios para o seu negócio:

  1. 1. Geomarketing

Campanhas focadas na geolocalização do público alvo, ou seja, marketing localizado visando levar o consumidor até a loja mais próxima.

Você pode alcançar públicos específicos em locais determinados nas suas campanhas. Isso é possível graças ao GPS, que está em celulares, tablets e computadores.

  1. 2. Local Search

Mais conhecido como estratégia de “buscas locais“, baseia-se em aproveitar os termos de busca no Google (palavras-chave) para aumentar a relevância dos seus produtos ou negócios nas páginas de resultado.

Ou seja, utiliza estratégias de SEO para tornar marcas e produtos mais relevantes para o público, levando o consumidor certo para a loja certa.

  1. 3. Digital Merchandising

Não muito diferente do merchandising tradicional, o digital merchandising é nada mais do que a definição de onde, quando, para quem e por quanto tempo exibir o seu produto em vitrines e lojas virtuais.

Mais do que ter um preço competitivo, um design de embalagem coerente e uma campanha atrativa, é preciso preocupar-se também com a forma que o consumidor irá ver o seu produto. Para isso, escolher bem a plataforma ou vitrine virtual de exibição é essencial.

  1.  4. Outros canais

Tão importante quanto investir em canais de mídia tradicional e digital, é avaliar e descobrir ferramentas de marketing que facilitem a jornada de compra.

Isso pode ajudar o consumidor a encontrar o seu produto com facilidade, evitando rupturas e transformando a experiência com a sua marca em algo positivo e relevante.

Pessoa mexendo no celular. Aplicativos.
Canais digitais

  1. 5. Análise e mensuração de dados

No mundo do marketing digital, a coleta e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem e devem ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. 

Hoje, várias ferramentas oferecem análises completas para acompanhar métricas e resultados. Por isso, é importante saber o que você espera. Verifique qual sistema disponível no mercado atende às necessidades de você e sua equipe.

Painel com dados do analytics

Estratégias de Marketing Digital, exemplos:

Existem diversos canais digitais que uma estratégia de marketing pode contemplar no seu planejamento.

Veja abaixo algumas delas:

  • Redes sociais

Poucos lugares proporcionam tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

Ter uma página nas principais redes sociais é muito importante. Isso ajuda a promover suas ações e conteúdos. Também permite que as pessoas conheçam mais sobre sua empresa.

  • E-mail marketing

Email Marketing nada mais é que o envio de mensagens por e-mail para fins comerciais. Essas mensagens são enviadas a um grupo de contatos que a empresa obteve na internet. 

Seja por campanhas pagas, ligação, banco de dados ou pessoas que entram em contato com a sua empresa espontaneamente.

Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

  • Marketing de Conteúdo

Criar conteúdos para uma página de blog ou desenvolver outros materiais ricos em conteúdo é uma estratégia praticamente obrigatória no marketing digital. 

Blogs são páginas muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de Marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

  • Site institucional

É fundamental que as suas ações de Marketing digital direcionem as pessoas para um canal onde elas possam solicitar os seus produtos ou serviços, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é, sem sombra de dúvidas, o site institucional.

  • SEO

Em uma estratégia de Marketing Digital, ser encontrado em mecanismos de busca é essencial. Para isso, existe um conceito específico para obter resultados de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios.

É o que chamamos de otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO.

Com ele, você aplica um conjunto de técnicas aos seus canais digitais para ganhar maior relevância nos resultados de pesquisa do Google e outros sites de busca.

  • Otimização de Conversão – CRO

Um dos termos mais utilizados em Marketing Digital é a conversão. Para isso acontecer, é necessário um processo de captar o público para a sua base de contatos e fazê-los chegar até o fundo do funil de vendas.

O objetivo da otimização da conversão ou Convert Rate Optimization (CRO) é descobrir onde as conversões não estão sendo aproveitadas corretamente dentro de um blog ou site. A melhor forma de fazer isso é com a análise constante de dados e testes!

Tão importante quanto investir em canais de mídia tradicional e digital, é avaliar e descobrir ferramentas de marketing que facilitem a jornada de compra.

Isso pode ajudar o consumidor a encontrar o seu produto com facilidade, evitando rupturas e transformando a experiência com a sua marca em algo positivo e relevante.

Aplicativos, marketplaces de grandes redes e mapas com Localizador de Produtos integrados ao site da sua empresa podem ser excelentes alternativas para tornar as suas campanhas mais completas e dinâmicas.

Principais métricas do marketing digital e como monitorá-las

A melhor forma de começar a observar as métricas corretas para sua empresa é obtendo alguns dados do seu blog, site e redes sociais.

Abaixo listamos algumas das métricas mais comuns e importantes a serem analisadas:

Visitantes Únicos: qual é o número de pessoas que acessam a sua página. Cada visitante é contado apenas uma vez dentro do período de tempo indicado;

Sessões: é o conjunto de interações, tal qual as visualizações de página e cliques, que um mesmo usuário executa em um dado período;

Tráfego Orgânico e Pago: representa a quantidade de sessões que são originadas de mecanismos de busca e campanhas pagas na internet;

Taxa de Rejeição: é a porcentagem de usuários que realizam apenas uma visita, sem realizar outras interações, como cliques e visualizações de páginas;

Taxa de Conversão: é a porcentagem resultante entre o número de visitas e o número de conversões realizadas;

Links Externos: é o volume e a qualidade de links vindos de outros domínios que direcionam para o seu site ou blog.

ROI: O ROI ou Retorno sobre o investimento, representa uma comparação entre o quanto você cresceu em vendas versus o quanto você gastou.

4 dicas de Marketing Digital para iniciantes

Muitas empresas não investem ou investem menos em marketing digital. Isso acontece principalmente por causa da baixa maturidade tecnológica. Há muito a aprender, mas poucas pessoas estão dispostas a ensinar ou mostrar o melhor caminho.

Muitas agências de publicidade, mídia programática e assessorias de marketing tendem a focar seus esforços em estratégias mais difundidas. 

O que pode ser benéfico para negócios iniciantes no mundo digital, mas que também pode limitar os resultados obtidos.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas para empresas que desejam iniciar ou aumentar sua presença online:

  1. 1. Maturidade tecnológica ou conhecimento digital

Como falamos acima, a maturidade tecnológica é fundamental para a definição de boas estratégias de marketing no ambiente digital.

Muitas empresas, por não se sentirem seguras o suficiente nesta área, acabam optando por delegar esta tarefa para empresas terceirizadas especializadas no assunto.

Neste caso, é sempre prudente acompanhar todo o processo, desde o fornecimento correto das informações sobre a sua empresa, até a coleta e análise dos resultados obtidos.

Acompanhar testes, processos e questionar quais os motivos que levaram a empresa a tomar determinadas decisões.

Este acompanhamento tem a finalidade de amadurecer os seus conhecimentos sobre estratégias digitais e ajudar a sua empresa a tomar decisões mais assertivas ao conhecer melhor os métodos das campanhas.

Já nos casos em que a empresa possui maturidade tecnológica, com profissionais e equipes habituadas a novas ferramentas, cabe ao responsável pela área de marketing decidir quais as melhores estratégias a seguir.

  1. 2. Otimização de campanhas

Quando falamos do marketing de produtos, é muito comum surgirem dúvidas a respeito de como expor e divulgar estes itens para consumidores que buscam por eles no ambiente digital.

Abordamos este tema de forma mais aprofundada no artigo: Digital Merchandising: o que é e como usar nos negócios.

Por isso, empresas acabam caindo no lugar comum, criando uma página no site para os seus produtos ou fazendo toda a divulgação nas redes sociais.

Estas estratégias podem gerar bons resultados, mas acabam limitando seus resultados. Afinal, hoje o cliente é muito mais conectado e busca online por itens desejados em lojas próximas ou com delivery rápido, fácil e eficiente.

  1. 3. Jornada de compra 

No ambiente digital, a jornada de compra passa, primeiramente, pelo processo de busca e aprendizagem, ou seja, o consumidor pesquisa tudo que precisa saber sobre um produto antes de tomar a decisão de compra.

Este comportamento do consumidor moderno fez com que empresas buscassem formas de impactar o público no digital, mesmo que seus produtos estejam disponíveis apenas ou em maior quantidade em lojas físicas.

Um processo chamado “online-to-offline”, que serve para atrair usuários na internet, oferecendo ofertas, reservas, recomendações e mostrar onde as pessoas podem encontrar a marca. Isto cria oportunidades de compra (lead generation) em tempo real para varejistas.

  1. 4. Planejamento de mídia digital

Esta é uma etapa muito importante do marketing de qualquer empresa. Afinal, para que uma campanha de marketing digital seja bem sucedida, é essencial desenvolver estratégias de comunicação adequadas ao público alvo para divulgar uma mensagem coesa e impactante, no momento correto.

Um bom planejamento de mídia que contemple canais relevantes para a persona da sua marca pode ser a diferença entre o fracasso da estratégia e o sucesso. Além disso, pode ajudar a não exagerar nos gastos, mantendo um baixo orçamento.

Afinal, por que o marketing digital é tão importante?

Para muitas marcas e empresas o Marketing Digital se tornou uma nova chance de se conectar com o consumidor moderno.

Tornando a comunicação, diálogo e impacto das suas ações muito mais descomplicado e próximo da realidade de cada perfil de comprador.

Portanto, avalie todos os canais digitais disponíveis e tome decisões orientadas a dados, isso ajudará você e sua equipe a escolher sempre a melhor opção; Considere ferramentas de automação de marketing para gerenciar campanhas, coletar e analisar dados como taxas de conversão. 

Inclua estratégias de produção de conteúdo para ajudar o público na etapa de pesquisa e descoberta da jornada de compra e invista em formas eficientes de responder ao seu consumidor onde encontrar o seu produto com facilidade.

Estas dicas farão com que a sua estratégia de marketing digital atraia mais consumidores com baixo investimento.

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