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Descubra como uma boa estratégia de marketing baseada em geolocalização pode ajudar sua empresa a vender mais!
A tecnologia baseada na localização do usuário está abrindo um novo mundo de possibilidades para as marcas. Dados de localização, segmentação geográfica, geomarketing, geofilters, entre outras.
Por isso, a fim de quebrar alguns dos conceitos aplicados ao termo “geo” e proporcionar uma melhor compreensão para além do básico, iremos explorar o quão longe o poder de localização pode nos levar.
Entre esses conceitos, vamos destacar o Geofencing, uma tecnologia que define um limite virtual ao redor de uma área física no mundo real, estabelecendo um raio de interesse.
Esse raio pode desencadear algumas ações de marketing analítico, em dispositivos móveis de usuários que autorizam este tipo de acesso.
Veja no post abaixo mais detalhes, entenda o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa.
Boa leitura!
Geofencing nada mais é do que um recurso de software, uma tecnologia que utiliza o sistema de posicionamento global (GPS) ou a identificação por radiofrequência (RFID) para definir limites virtuais no mundo real.
Ou seja, permite que você configure alertas e interações com dispositivos que entram ou saem de uma determinada região geográfica, como e-mails, mensagens, notificações de aplicativos, entre outros.
Geofencing é uma forma de envolver e estabelecer uma comunicação personalizada com os consumidores, a partir da localização. Isso pode fazer muita diferença para desencadear vendas, coletar e analisar dados sobre o comportamento dos consumidores.
Por exemplo, se uma marca tem mapeados seus pontos de vendas, é possível gerar interações digitais com consumidores que passam perto de uma loja.
Vamos supor que uma pessoa pesquise por determinado produto online, visualize anúncios deste produto em sites e aplicativos de lojas, mas decida pensar melhor ou comprar em outra ocasião.
Torna-se interessante, através do geofencing, que a marca crie um alerta que interaja de forma descontraída com este usuário quando o mesmo estiver nas proximidades de uma loja física que possui este produto à venda, direcionando-o até o estabelecimento.
Esta interação mostrará para o consumidor que a marca o conhece, se interessa em torná-lo cliente e oferece um atendimento personalizado de acordo com seus hábitos de compra.
Veja também:
A primeira coisa que você precisa considerar para uma estratégia que usa geolocalização é a tecnologia aplicada a esta finalidade.
Torna-se então, necessário um software ou sistema que colete dados do usuário e cruze estes dados com a localização do GPS tecnologias semelhantes.
Muitos aplicativos de Geofencing incorporam o Google Earth ou Maps, permitindo que os administradores definam limites sobre uma vista de satélite de uma área geográfica específica.
Outros aplicativos definem limites por meio de mapas criados por usuários e baseados na Web.
O Geofencing não exige que você construa algo físico no mundo real. Você simplesmente estabelece uma área no mapa e configura no aplicativo o que deseja que aconteça quando um usuário entrar ou sair dessa área definida.
Esta área definida com antecedência pode ser chamada de barreiras virtuais, cercas geográficas ou geocercas e podem ser tanto ativas, como passivas.
Além de impactar consumidores nas proximidades de lojas ou pontos de vendas, ao contrário do que se costuma pensar , os gatilhos não precisam necessariamente acontecer por causa de uma presença física.
Também é possível estabelecer uma área de geofence ao redor de uma vizinhança, por exemplo. Desta forma, alertas podem ser enviados em datas especiais ou conforme o calendário de eventos da cidade, bairro ou região.
Aqui, o que vale é usar interações personalizadas para criar uma conexão forte com o público.
Agora que falamos bastante sobre como mostrar para o seu público conteúdos personalizados baseado na localização e Geotargeting, chegou a hora de mostrar alguns exemplos de como aplicar na sua empresa, seja no marketing ou em outras áreas.
Empresas podem enviar códigos e cupons de desconto, promoções, lembretes e ofertas a consumidores quando o smartphone do cliente entrar em uma área geográfica definida.
Leia também: Marketing de localização: dicas e exemplos de como fazer.
2. Recursos Humanos
O cartão inteligente do colaborador poderá enviar alertas para a segurança da empresa, caso o funcionário entre ou tente entrar em uma área não autorizada ou geoprotegida.
3. Eventos
Feiras, eventos, comícios e sets de filmagens podem usar a delimitação geográfica para estabelecer uma zona temporária de exclusão aérea, evitando que drones atravessem um perímetro determinado.
4. Gestão de normas e conformidade
Os registros de rede podem realizar cruzamentos geográficos para documentar o uso adequado ou inadequado dos dispositivos oferecidos pela empresa e sua conformidade com as normas estabelecidas.
Uma estratégia baseada em geolocalização funciona perfeitamente para todos os segmentos e tamanhos de negócios.
Sejam grandes corporações ou pequenos varejos de vizinhança, todos podem tirar proveito da utilização de novas tecnologias.
Por isso, investir em maneiras de descobrir as reais necessidades dos consumidores é a melhor maneira de satisfazê-los e impactá-los de forma assertiva.
Esta atitude revela uma das principais qualidades do marketing baseado em geolocalização, a possibilidade de responder aos seguintes questionamentos:
As respostas para estas questões são fundamentais para a definição de uma boa estratégia de marketing e é possível chegar até elas utilizando ferramentas inovadoras já disponíveis no mercado.
Uma das vantagens do uso do Geofencing no marketing é a acessibilidade dessa ferramenta. Além de possibilitar uma análise de dados rápida e abrangente, ela oferece relatórios essenciais sobre as tendências de comportamento do consumidor e gera insights valiosos para criar campanhas mais eficazes.
Veja também:
A Gofind possui uma plataforma que coleta, gerencia e analisa dados sobre a positivação de lojas e produtos. Essa solução leva mais clientes da internet para os locais físicos onde a marca está presente.
Nossa plataforma mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de venda, permitindo que a empresa gerencie e planeje ações de marketing direcionadas e segmentadas por localização geográfica. Além disso, evidenciamos o impacto do marketing na jornada de consumo.
Como?
Com a metodologia Gofind, construída em etapas orgânicas e impulsionadas, em parceria com o Google, permitimos que as marcas possam:
E isso é só o começo… Com o Analytics Online to Offline da Gofind, oferecemos insights valiosos sobre a performance dos locais físicos e a audiência online. Dessa forma, você sabe quem busca sua marca, compreende a demanda dos clientes em tempo real e alinha oferta e demanda para tomar decisões estratégicas embasadas em dados.
Conheça a Gofind e leve soluções inteligentes para o seu negócio!
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