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Quando se trata da jornada de compra online ou em lojas físicas, a pesquisa no Google é uma etapa essencial desse processo.
Isso considerando a utilização de todos os tipos de aparelhos eletrônicos, o primeiro passo para a decisão de compra é pesquisar no Google.
Também é importante ressaltar que tanto em compras online (utilizando computador ou celular), ou em lojas físicas, a pesquisa por produtos em Marketplaces ocupa a segunda posição, seguido por buscadores de imagens, como o Google imagens, por exemplo.
Desta forma, o Marketplace tende a ser utilizado de forma mais prática pelo consumidor, deixando seu status de tendência, e tornando-se um canal objetivo de compras online.
Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/seo-blog/state-of-search-brasil-4/.
O Google ainda é o principal canal de buscas no Brasil.
Contudo, o Youtube tornou-se o segundo canal mais pesquisado, tomando o lugar dos ambientes digitais particulares das empresas, como websites e páginas de vendas, por exemplo.
Esse movimento acontece devido aos diversos reviews, comentários e relatos de experiência com produtos na plataforma de vídeos. Estes conteúdos ajudam no processo de convencimento de um usuário online.
Veja os principais canais de busca online pelos brasileiros:
O Google segue sendo o principal canal de buscas online no Brasil. Porém, apesar de se manter na liderança, nota-se que o Google perdeu parte do seu domínio nas buscas, principalmente nas buscas por voz.
Esse tipo de busca, vem ganhando espaço em ferramentas como o Youtube, por exemplo, alcançando o segundo lugar e ultrapassando a pesquisa por produtos em sites das empresas.
Quando se trata de pesquisa por digitação no buscador, o Google lidera com 88% das buscas no desktop e 86% nas buscas pelo smartphone.
Já o Youtube, vem ganhando espaço nas buscas por voz e corresponde a 48% das buscas por voz em computadores e 43% das buscas utilizando o smartphone.
Outros canais como site das empresas e Instagram, possuem fatias menores das intenções de busca, mas também vem ganhando espaço na jornada de compra.
Muitos brasileiros usam o Google como primeiro passo para compras ou pesquisas relacionadas às compras, aproximadamente 25% dos das pessoas pesquisadas relatam utilizar o Google para que a partir dele comece a navegar em diversos sites em busca do produto ou serviço desejado.
Isso demonstra a força do buscador para encontrar produtos, serviços e locais no mapa.
Esses dados nos mostram que 7 a cada 10 consumidores buscam no Google antes de realizar qualquer tipo de compra.
Veja a finalidade das pesquisas realizadas nos canais de busca pelos brasileiros:
Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/
Para esse tipo de jornada mais híbrida de consumo, a pesquisa online é uma etapa essencial em todos os tipos de compra.
Além disso, independente do dispositivo utilizado, desktop ou smartphone, o primeiro passo para se tomar uma decisão de compra é realizar pesquisas na internet, utilizando o Google ou em outros buscadores como Bing, Yahoo, entre outros.
Dessa forma, a importância da pesquisa online que precede a decisão no momento da compra é essencial, pois ajuda o consumidor a conhecer e entender bem o produto ou serviço ofertado, antes mesmo de efetivamente ir até uma loja.
Visto que boa parte dos consumidores inclui a busca como uma etapa crucial antes de realizar uma compra.
Saiba como conectar estes dois momentos da jornada híbrida do consumidor em nosso blog post: ROPO: como conectar estratégias digitais e vendas no mundo físico.
Veja os primeiros passos que uma pessoa realiza antes de tomar a decisão de compra no brasil, considerando dados de pesquisas atuais em mecanismos de busca como Google, Yahoo, Bing, Youtube, Instagram, entre outros.
Fonte: https://br.hedgehogdigital.co.uk/seo-blog/state-of-search-brasil-4/.
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