PortuguêsEspanhol

Se você trabalha com marketing, trade ou vendas, ou deseja criar um planejamento estratégico estruturado para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar em canais de marketing.

Caso ainda não tenha, está na hora de conhecer esta ferramenta de atração de leads ou potenciais consumidores da sua marca e produtos.

Neste post, vamos lhe mostrar porque quando o assunto é estratégia de marketing, é necessário mais do que analisar sua concorrência. 

É preciso entender o perfil do consumidor e quais são as mudanças da nova jornada de compra.

Permitindo que você potencialize seus resultados, com estratégias mais assertivas, para o público correto e com a linguagem adequada para falar com seus clientes, considerando seus reais propósitos e necessidades.

Boa leitura!

O que são canais de marketing?

Canais de marketing são os caminhos pelos quais o consumidor é impactado pelo seu produto, ou seja, são as formas que você utiliza para divulgar, captar e atrair potenciais clientes para comprar da sua marca.

Em outras palavras: os canais de marketing servem para viabilizar a conexão entre os produtos da sua empresa e o comprador, tornando a jornada de compra um processo simplificado e mais eficiente.

Conheça a GoFind e leve soluções inteligentes para clientes do seu portfólio!

Por que os canais de marketing são importantes no seu negócio


Os canais de marketing de uma empresa são responsáveis por garantir a disponibilidade do produto para o shopper ou o consumidor final que deseja adquirir o item. 

Além disso, uma boa gestão de canais pode determinar o sucesso de toda uma estratégia de marketing.

Aqui, o gerenciamento e a seleção dos melhores canais ou mais pertinentes para a sua persona é uma das atividades fundamentais do gestor de marketing que deseja obter sucesso em todas as fases do planejamento estratégico.

Afinal, os canais de marketing fazem parte dos famosos 4 “P’s”: Ponto de Venda, Preço, Produto e Promoção.

Escolher bem seus canais envolve uma série de técnicas e mecanismos, formando uma rede pela qual  a empresa está inserida no mercado, se mantendo em contato com o público e realizando um conjunto de tarefas. 

Esses laços vão desde a geração de demanda até a entrega final do produto.

Veja a seguir alguns dos papéis desempenhadas pelos canais de marketing:

  • Apresentação de informações sobre os produtos;
  • Customização e personalização do atendimento;
  • Garantia de qualidade;
  • Setorização e divisão dos lotes;
  • Oferta de produtos complementares, distribuição, pós-venda e logística.

.

Canal de marketing x canal de comunicação: quais são as diferenças?

As principais diferenças entre canais de marketing e de comunicação é que os canais de marketing são os que intermediam as ações, ou seja, são os meios utilizados para facilitar o acesso ao seu produto.

Eles englobam muito mais que a divulgação: também lidam com a distribuição, disponibilização e até mesmo com a comunicação entre clientes e empresas.

Desta forma, os canais de comunicação também podem ser canais de marketing. Contudo, são responsáveis apenas por divulgar e levar a mensagem do marketing para as pessoas.

Enquanto os canais de marketing se preocupam também com a forma que o público terá acesso ao produto e a forma que o produto chegará ao cliente.

6 principais canais de marketing digital

Quando pensamos em marketing e comunicação é praticamente impossível não considerar os meios digitais.

Isso acontece porque vivemos em um mundo extremamente conectado, online onde as informações  e notícias conseguem chegar a nós em tempo real.

Por isso, o marketing digital é extremamente importante para o sucesso do planejamento estratégico de qualquer empresa, seja desempenhando um papel principal dentro do marketing ou com ações que complementam a estratégia.

Veja a seguir os 6 principais canais de marketing digital que você deve considerar no seu planejamento: 

  1. Redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para o topo do funil, ou seja, para a fase inicial de contato com seu público

Elas conseguem atrair diversos tipos de público, mas também permitem uma segmentação muito mais específica, focando sua estratégia nas personas que você deseja alcançar.

Desta forma, quando as pessoas curtem ou seguem a página da sua empresa, elas já estão pré-dispostas a consumir seu produto. 

Se você mantiver um bom relacionamento com este público, respondendo a comentários, fazendo publicações frequentes e gerando engajamento, estará fidelizando seus clientes e convencendo seus contatos a visitar seu site ou qualquer outro canal de marketing que você considere o principal para sua estratégia.

  1. E-mail marketing

O e-mail ainda é um dos canais de marketing que mais consegue trazer resultados a curto prazo para as empresas. 

Além disso, é também um dos meios mais baratos a serem considerados, se olharmos a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas através de uma única campanha.

Quando usado de maneira correta, consegue se tornar um recurso bastante eficaz, principalmente para a na nutrição de Leads.

Pois com ele você consegue entregar conteúdos personalizados e relevantes de forma periódica, aumentando o engajamento e envolvimento do Lead com sua empresa, tornando o retorno deste contato para o seu site muito mais provável.

  1. Pesquisa orgânica

Os resultados de busca orgânica realizados no Google, Yahoo! ou Bing, recebem o nome de tráfego orgânico. Ele acontece quando um usuário pesquisa pela sua marca, produto ou termo relacionado nestas plataformas.

Conseguir alcançar bons resultados vindos de pesquisa orgânica para o seu site costuma ser uma estratégia mais difícil. 

Já que as páginas melhor ranqueadas nas plataformas de busca estão a critério de uma série de técnicas e boas práticas desenvolvidas pelas mesmas.

Neste caso, o principal critério para uma boa posição é o SEO, um conjunto de diretrizes que avalia a qualidade e relevância dos conteúdos de uma página online.

Saiba mais sobre SEO e qual a sua importância para se destacar no Google no nosso outro texto chamado: SEO de Produto: Como destacar itens em lojas e vitrines virtuais.

  1. Tráfego de referência

O tráfego de referência consiste basicamente na citação da sua página em outros sites online. Ou seja, é qualquer link para seu site que esteja disponível em qualquer página da internet.

Esta estratégia acaba se tornando um canal bastante viável, pois é um critério bem visto por ferramentas de busca, é uma das técnicas que envolvem e influenciam no seu SEO.

Além de ter seu conteúdo referenciado em outros canais relevantes, o que demonstra autoridade para o usuário que consome aquele conteúdo.  

  1. Tráfego direto

O tráfego direto consiste em toda vez que um usuário digita a URL do seu site diretamente no navegador e costuma ser gerado por pessoas que já conhecem a sua marca, ou receberam uma indicação, ou estão retornando ao site.

  1. Anúncios e mídia paga

Assim como é muito importante ter presença digital forte, com canais como sites, redes sociais e e-commerces e aplicativos de venda online, também é muito importante atrair o público para estes canais. 

A mídia paga é uma excelente forma de atração, sendo possível alcançar todo tipo de público, em diversos lugares e regiões específicas de sua preferência.

Com ela também é possível desenvolver estratégias diferentes para cada tipo de público, variando formatos e mensagens para se conectar melhor com cada perfil de consumidor.

Como escolher os canais de marketing utilizados na minha estratégia?

Cada negócio tem as suas particularidades, por isso para escolher os canais de marketing que você utilizará na sua estratégia,  é preciso que eles estejam alinhados aos seus objetivos comerciais.

Para lhe ajudar no processo de escolha, abaixo vou listar alguns fatos muito importantes para os canais de marketing e, quem sabe, isto lhe ajude a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Veja a seguir:

  • Persona e mercado

É extremamente necessário para o sucesso da sua estratégia a definição da persona e público-alvo. Quanto mais você sabe sobre o seu público, maiores são as chances de acertar na escolha dos canais.

Isso certamente vai gerar muito mais resultado e economizar um tempo precioso no futuro. 

Também é muito importante realizar a análise de mercado, ela serve para saber o que sua concorrência ou empresas semelhantes andam fazendo e quais canais de marketing estão utilizando.

Descubra em quais redes sociais eles estão presentes, quais as novas tendências de mercado, de que maneira eles entregam seus produtos, quem são seus fornecedores, quais são seus pontos fortes e fracos, quais seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Estas informações lhe darão a vantagem competitiva necessária para avaliar e escolher os melhores canais de marketing para sua estratégia.

  • Defina os seus produtos;

Quanto mais você entende sobre seu produto e todas as suas possibilidades,  mais você consegue direcionar suas vendas para o canal ideal.

Além disso, conhecendo a fundo aquilo que sua empresa oferece, permite que a sua comunicação seja impecável, impactando e atraindo Leads qualificados e convertendo mais vendas.

  • Métricas e UTM;

Empresas que não analisam resultados ou não acompanham métricas de desempenho, simplesmente não tem como saber se as estratégias adotadas estão funcionando.

A análise das métricas permite que você e sua equipe tomem decisões mais assertivas, baseadas em dados e façam mudanças importantes para direcionar suas estratégias para caminhos que levem ao êxito.

Hoje existem várias ferramentas que disponibilizam analytics completos que permitem maior previsibilidade, ajudando a evitar rupturas ou ruídos na cadeia de suprimentos.

Utilize também UTM’s, tecnologia que permite o rastreamento do canal fonte do tráfego para suas páginas, ou seja, você configura um código que dirá qual foi o canal ou anúncio que trouxe o Lead até a sua empresa.

Lhe ajudando a se comunicar com este possível cliente de uma forma personalizada e eficiente.

  • Estruture suas vendas;

Para seus canais de marketing funcionarem como deveriam, é muito importante ter uma operação estruturada.

Garantido o bom funcionamento das vendas e a multicanalidade, ou seja, garantindo uma mensagem coesa e integrada de todos os canais para não frustrar o público.

Garantindo também a disponibilidade do produto comercializado nos pontos de venda, sejam eles lojas físicas ou lojas online.

Como os meus canais de marketing podem ser alocados na minha estratégia

Toda empresa possui canais de comunicação e é bastante comum que estes canais também desempenhem funções de marketing.

Sendo assim, é necessário avaliar muito bem quais canais citados acima fazem sentido para os objetivos comerciais da sua empresa e como eles podem ser encaixados no seu planejamento estratégico.

Integrar canais e adotar uma estratégia omnichannel, ajuda a tornar a forma que o consumidor encontra seus produtos muito mais simplificada. 

Para isso, é interessante considerar uma ferramenta que localize seus produtos nos canais de venda existentes e mostre para o consumidor onde comprar seus produtos, compare preços e empodere o consumidor a escolher o melhor canal.

A Gofind te ajuda a encontrar a melhor estratégia para crescer   

                                                                                                                                                               

Como a Gofind te auxilia na definição e utilização dos seus canais de marketing?

A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.

Possibilitando que a sua equipe gerencie e planeje ações de marketing direcionadas a públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.

Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com nosso Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca que mostra lojas próximas.  

Permitindo, inclusive, traçar rotas, e montar e-commerces com opção de comprar online e em aplicativos de delivery, como Rappi, iFood e Uber Eats.

Além disso, nosso portal do cliente dá acesso a um analytics completo sobre a performance de produtos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, shopper insights, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura para potencializar suas ações de marketing.

Conheça esta e outras soluções do nosso Localizador de Produtos!

Veja também o depoimento do Gestor de Marketing e Trade da Caldo Bom Alimentos sobre as nossas soluções:

“Com o mapa interativo ‘Onde Encontrar’ da Gofind, temos uma ferramenta que atua ao longo de toda a cadeia de distribuição. De novas prospecções de mercado, percepção de share regional, negociações com os compradores, até a ponta no público-alvo que tem uma maior facilidade de encontrar nossos produtos. Convergimos os esforços de marketing para atuar na jornada do shopper, do reconhecimento à decisão de compra através desta parceria.”

José Felipe, Gerente de Marketing e Trade – Caldo Bom Alimentos

Afinal, é mesmo necessário ter diferentes canais de marketing?

As responsabilidades da equipe de marketing das empresas hoje vão muito além de simplesmente divulgar produtos e serviços.

A área colabora também para diversas outras atividades da organização, como definir os melhores canais de distribuição, firmar parcerias, indicar onde o produto será comercializado, como ele será divulgado e muito mais.

Escolher, definir, integrar e monitorar estes canais faz com que marcas sejam projetadas a outro patamar estratégico, com ações realmente planejadas, reduzindo consideravelmente os custos das operações e possibilidades de falhas.

Além disso, desenvolver campanhas e implementar processos bem estruturados potencializam, e muito, o seu retorno de investimento (ROI). 

Gostou? 

Aproveite para ler nosso outro conteúdo voltado para potencializar suas estratégias de marketing: Geofencing: o que é e passo a passo de como implementar

>>> Leia mais conteúdos como este!

Compartilhe

Quer receber em primeira mão as novidades do nosso Blog?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro.

Posts relacionados
Canais Físicos e Digitais

5 dicas para sua marca alavancar as vendas

Saiba mais
Canais Físicos e Digitais

5 dicas para sua marca
alavancar as vendas

Rubens Sant’Anna