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É nítido como a tecnologia vem transformando o nosso cotidiano! Esta evolução também se faz presente quando o assunto é o mercado de automação comercial no Brasil.

Podemos perceber como a agilidade com que novos processos, informações e formas de vender impactam as rotinas das empresas. A exemplo da variedade e quantidade de produtos disponíveis, surgindo novos lançamentos todos os dias.

As mudanças são constantes dentro dos negócios, por isso veja abaixo alguns benefícios de implantar sistemas de automação comercial na sua empresa.

Boa leitura!

O que é automação comercial?

Diferentemente da automação industrial que tem o objetivo de automatizar tarefas relacionadas a linha de produção fabril, a Automação Comercial pode ser definida como a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatização de tarefas corporativas. 

Ela pode ser aplicada tanto em ações operacionais como na parte estratégica do negócio, melhorando aspectos comerciais como o planejamento estratégico das campanhas e ações de marketing e vendas.

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Como funciona a automação comercia

A automação comercial funciona com base na utilização de softwares que são capazes de aumentar a produtividade dos mais diversos setores da organização.

Por exemplo: o disparo de e-mails para o público alvo ideal, pode ser realizado utilizando ferramentas de automação. 

Isso economiza tempo e esforço da sua equipe, melhorando a performance de marketing ao evitar  que esta tarefa seja realizada de forma manual, tomando o tempo que poderia ser utilizado para realização de outras atividades.

Impacto da automação nos processos internos da sua empresa

Além da melhoria dos processos internos, a automação comercial também evita erros humanos em atividades simples, como falhas na atualização de planilhas, cálculos, digitação, entre outras. 

Outro departamento impactado positivamente pela automatização comercial é o de vendas. Com informações mais acessíveis, a equipe de vendedores pode realizar um atendimento melhor e mais eficiente

Automação comercial e PDV


Quando falamos em automação comercial no PDV (ponto de venda), os varejistas costumam lembrar dos equipamentos como impressoras, gavetas, leitores de código de barras, computadores e das balanças.

Contudo, o mais adequado seria uma abordagem mais ampla, na qual se inclui sistemas de gestão (ERP) com todas as rotinas da empresa, que buscam em sua operação a melhoria dos processos, impactando em todos os aspectos da organização, inclusive o comercial.

Por isso, escolher um software de gestão eficaz contribui significativamente nas rotinas da sua empresa. Ter tranquilidade operacional consegue garantir que não haverá sobressaltos.

Automação comercial e a experiência de compra do usuário

Entender o comportamento do consumidor é essencial para que possamos prever, planejar e analisar todas as fases que levam o shopper à compra, fazendo com que se possa aproveitar o momento certo para impactar o público com campanhas de promoção ou lançamentos de novos produtos

Estas técnicas e diretrizes ajudam a determinar o sucesso ou o fracasso de uma estratégia de marketing e quando aplicamos sistemas de automação a jornada de compra.

Hoje já existem no mercado diversas ferramentas capazes de melhorar a experiência do consumidor com marcas e produtos, levando conveniência para o público disposto a comprar.

A exemplo dos sistemas comerciais, plataformas de varejo, redes sociais, localizadores de produtos, marketplaces e aplicativos de delivery.

Estas novas tecnologias, além de transformarem a forma com que o consumidor encontra e compra os produtos que seja, oferecem soluções inteligentes para pagamentos digitais e segurança no compartilhamento de dados.

Vantagens em investir em automação comercial

Vimos acima que as ferramentas de automação comercial podem trazer vantagens para seus processos internos, além de controle das atividades e tarefas específicas da sua empresa.

Veja a seguir as principais vantagens desta prática:

  1.  Redução de custos

O sistema de automação comercial tem a função de controlar e gerenciar processos internos, assim como fiscalizar possíveis erros. 

A redução de custos é um impacto direto do uso dessa estratégia, devido a redução da quantidade de falhas e retrabalho, ou seja, o tempo e a mão de obra são aproveitados de forma eficiente.

  1. Melhoria na logística

Controle inteligente da reposição e abastecimento dos estoques é um sonho para varejos e indústrias. 

Imagine controlar bem o estoque, evitando ter muitos produtos armazenados, mas, ao mesmo tempo, suprindo as demandas dos clientes. Dessa forma, com o sistema de automação comercial, o processo da logística funciona melhor porque controla a entrada e a saída de mercadorias, tendo um cenário real do que está estocado.

  1. Otimização do tempo

Existem tarefas burocráticas que, apesar de serem necessárias, não devem tomar muito tempo dos colaboradores devido ao fato de não agregarem valor ao cliente.

Logo, essas tarefas podem ser repassadas para um sistema de automação comercial, que fará o gerenciamento das atividades. Dessa forma, a empresa pode se organizar melhor e focar na criação de ações e planejamento estratégico

  1. Controle das vendas

Os  sistemas de automação comercial permitem monitorar a lucratividade das vendas em tempo real, além de também apresentar o desempenho dos vendedores e as entradas e saídas de produtos.

  1. Relacionamento com clientes

Essa tarefa fica mais fácil com a automação comercial, isso acontece porque softwares coletam e analisam dados dos clientes, permitindo que você gerencie o envio de mensagens automáticas.

Além disso, é possível identificar aqueles clientes que têm maior histórico de consumo e desenvolver ações personalizadas para fidelizar o consumidor.

  1. Controle de faturamento

O controle dos processos internos implica, automaticamente, no conhecimento das entradas e saídas de recursos financeiros. Em outras palavras, a automação comercial permite ter mais controle sobre o faturamento. 

  1. Potencializa as vendas

Para ter um resultado positivo nas vendas, o primeiro passo é conhecer a fundo o seu público-alvo, seus desejos e suas necessidades. 

Conhecendo essa informação, chega a hora de atender o cliente e identificar o que pode estar ocasionando a perda de vendas no seu negócio.

Acompanhar os dados comerciais e medir os indicadores de resultados ajudará a identificar a razão da queda nas vendas, desta forma sua equipe consegue traçar estratégias para melhorar esse indicador.

Como escolher um sistema de automação comercial?


Veja abaixo o que avaliar antes de investir em uma ferramenta de automação comercial:

  • Analise quais processos automatizar:
    Mergulhe nos processos operacionais e estratégicos do seu negócio;
  • Pesquise possíveis fornecedores de softwares:
    Procure por fornecedores que ofereçam soluções amplas, como uma plataforma de ferramentas, e que proporcione recursos customizáveis. 
    Assim, você e sua equipe podem moldar o software conforme as necessidades do negócio;
  • Verifique se a empresa oferece um bom suporte:
    Dê referencia para empresas com uma infraestrutura de suporte 24 x 7 x 365, que vai garantir atendimento completo e rápida resolução de problemas e dúvidas;
  • Considere o custo-benefício:
    Realize testes de desempenho e certifique-se de que a solução escolhida traz os resultados esperados, compare com os custos e avalie se há retorno sobre o investimento (ROI).

É obrigatório investir em automação para ter sucesso nos negócios?

Tornar-se competitivo é uma tarefa cada vez mais árdua, principalmente devido às inovações tecnológicas e as mudanças nos hábitos dos consumidores. 

Nesse cenário, conseguir se adaptar às alterações é fundamental para ganhar destaque diante da concorrência. Por isso, investir em automação comercial vem sendo uma realidade cada vez mais presente.

Contudo, nem todas as empresas estão abertas à mudanças e inovações. A automação permite maior autonomia para suas equipes, além de maior controle e assertividade para seus processos e planejamentos.

Para avaliar se é fundamental para a sua empresa investir em uma ferramenta de automação, é preciso verificar os riscos, sejam eles operacionais, como a mudança abrupta dos processos e dinâmicas das equipes, sejam a nível estratégico, com a adaptação de novas metodologias e rotinas de análise de dados.

Exemplos simples de automação comercial em nossa rotina

  • Plataformas de varejo – Marcas e varejos utilizam sistemas que identificam desejos e necessidades dos consumidores através do comportamento do usuário.
  • Redes sociais – é bastante comum ser impactado por anúncios e ofertas personalizadas nas mídias sociais.
  • Localizadores de produtos – plataformas de marketing onde o consumidor consegue buscar e localizar produtos desejados nas proximidades e em lojas virtuais.
  • Marketplaces e aplicativos de delivery – plataformas utilizadas por marcas e comércios para expor seus produtos e realizar vendas por conveniência.

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Como a Gofind pode te ajudar?

A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.

Possibilitando que a sua equipe gerencie e planeje ações de marketing direcionadas a públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.

Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com nosso Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca que mostra lojas próximas.  

Permitindo, inclusive, traçar rotas, e mostrar e-commerces parceiros, com opção de comprar online e em aplicativos de delivery, como Rappi, iFood e Uber Eats.

Além disso, nosso portal do cliente dá acesso a um analytics completo sobre a performance de produtos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, shopper insights, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura para potencializar suas ações de marketing.

Veja também o depoimento do Gestor de Marketing e Trade da Caldo Bom Alimentos sobre as nossas soluções:

“Com o mapa interativo ‘Onde Encontrar’ da Gofind, temos uma ferramenta que atua ao longo de toda a cadeia de distribuição. De novas prospecções de mercado, percepção de share regional, negociações com os compradores, até a ponta no público-alvo que tem uma maior facilidade de encontrar nossos produtos. Convergimos os esforços de marketing para atuar na jornada do shopper, do reconhecimento à decisão de compra através desta parceria.”

José Felipe, Gerente de Marketing e Trade – Caldo Bom Alimentos

Conclusão

As responsabilidades das equipes de marketing e vendas das empresas hoje vão muito além de simplesmente divulgar produtos e serviços.

Ajudar nas estratégias de branding, posicionamento e reposicionamento da marca, além de outras atividades da organização, como identificar gargalos, sugerir ferramentas e levar inovação para otimizar os processos.

Além disso, desenvolver campanhas e implementar processos bem estruturados fazem com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais bem sucedidos, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).

Gostou? Aproveite para ler nosso outro conteúdo voltado para potencializar suas estratégias de marketing: Inteligência de Mercado: o que é e como fazer a coleta de dados

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