Geomarketing: Entenda e aprenda a utilizar na sua empresa
Entenda mais sobre marketing baseado em geolocalização, conceitos por trás do termo e a como tomar decisões estratégicas orientadas a dados.
Entenda mais sobre marketing baseado em geolocalização, conceitos por trás do termo e a como tomar decisões estratégicas orientadas a dados.
O primeiro passo para entender o Geomarketing, é saber que ele é, nada mais, nada menos que uma estratégia de marketing baseada em inteligência geográfica ou location intelligence. Ou seja: você pode atingir públicos específicos, em localidades específicas nas suas campanhas e isso ocorre graças a uma ferramenta de geolocalização que todos carregam consigo a todo momento, como o GPS de celulares, tablets e computadores. Esta é uma metodologia que proporciona redução de custos, mais vendas e elevação de resultados nas suas ações de marketing para produto ou serviço.
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No início da formulação do termo, as aplicações de inteligências geográficas eram comumente associadas ao varejo, contudo, hoje diversos segmentos já exploram esta tecnologia para tomadas de decisão e análise de dados.
Pequenas e grandes organizações que enxergam na tecnologia uma maneira de entender seu público, avaliar estratégias, monitorar demandas e investir na melhor experiência de compra para o consumidor moderno.
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Graças ao Geomarketing é possível explorar novos campos estratégicos, como a análise de demanda por produtos específicos, público-alvo e dados demográficos que nos permitem saber hábitos de consumo extremamente precisos.
Marcas podem realizar campanhas focadas em regiões onde seus produtos são mais procurados, sabendo exatamente qual o público que precisa atingir para obter sucesso.
Estas estratégias podem estar ligadas a produtos e serviços específicos, pontos de venda, monitoração de concorrência, entre outras. A lista é extensa e tudo vai depender do seu objetivo.
Para deixar ainda mais claro, o Geomarketing trata de assuntos como:
Se nossos avós, pais e mães já estão usando e abusando das tecnologias dos smartphones, imagine seus clientes, leads e prospects.
Pois bem, é este alto nível de conexão que permite o crescimento do Geomarketing. Nunca foi tão comum visitar estabelecimentos, fazer check-in nas mídias sociais e compartilhar com os amigos.
Estamos a todo momento enviando dados como raio de distância, informando à empresas como Google e Facebook, onde estamos e o que estamos fazendo. Estas informações alimentam bancos de dados das plataformas e sites, formando o Big Data com informações precisas e valiosas para ações de marketing. Afinal, desta forma marcas conseguem saber os nossos gostos e interesses. Contudo, a importância desse tipo de estratégia não está apenas na precisão dos dados, mas também nos insights que esses dados fornecem para as empresas. Com eles, um mundo de novas possibilidades se abre, que vai desde o desenvolvimento de campanhas segmentadas por região, até enviar notificações e mensagens com ofertas para potenciais clientes que transitam nas proximidades dos pontos comerciais da sua marca.
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Imagine o seguinte cenário: Você entra em uma loja e se interessa por um produto em promoção, logo em seguida pesquisa no seu celular se o preço deste produto está mais barato no site da loja ou em outros sites.
Pronto, você acaba de fornecer dados que valem ouro para as indústrias. Sua localização e seu interesse por determinado produto. A partir daí, a probabilidade de você receber diversas ofertas para o produto que se interessou ou similares é enorme.
“A publicidade baseada em geolocalização é ideal para criar um vínculo com o consumidor, oferecendo o produto certo no momento certo” SEBRAE
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Uma estratégia baseada em geolocalização funciona perfeitamente para todos os segmentos e tamanhos de negócios. Sejam elas grandes corporações ou pequenos varejos de vizinhança, todos podem tirar proveito utilizando novas tecnologias.
Por isso, investir em maneiras de descobrir as reais necessidades dos clientes e a melhor maneira de satisfazê-los é fundamental.
Esta atitude revela uma das principais qualidades do Geomarketing, a possibilidade de responder aos seguintes questionamentos:
As respostas para estas questões são fundamentais para a definição de uma boa estratégia de marketing e é possível chegar até elas utilizando ferramentas tecnológicas já disponíveis no mercado. Uma das vantagens do Geomarketing é tornar esse tipo de ferramenta muito acessível. Permitindo que você tenha uma análise de dados completa, fácil visualização de informações, relatórios einsights para campanhas. Além de, claro, informar sobre as tendências de comportamento do consumidor.
Até agora falamos sobre as formas básicas de utilizar o Geomarketing nas suas estratégias, porém você pode ir muito além delas:
Com uma página de site personalizado ouLanding Page personalizada, você pode se adequar de acordo com a localização do seu público. O que têm de mais legal nesse tipo de ação é a facilidade em executar, basta que a sua equipe de desenvolvimento instale uma aplicação de geolocalização para perguntar ao cliente em qual região ele está, a partir daí, oferecer conteúdo personalizado para ele, levando com consideração as variáveis regionais e dados demográficos.
Outra forma de ir além, é otimizar sua estratégia de SEO de forma local para impulsionar seu marketing de buscas. Desta forma, suas chances de ser encontrado pelo consumidor quando ele mais precisa aumentam consideravelmente.
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Seja você o dono de um restaurante e seu potencial cliente alguém que procura um local agradável para almoçar nas proximidades, seja você um supermercado que possui o ingrediente que falta na receita de alguém.
Ao pesquisar pelos seus produtos ou serviços, o shopper poderá encontrar o seu estabelecimento nas primeiras colocações do Google, podendo traçar uma rota ou comprar online, tornando a experiência de compra muito mais agradável.
Para isso, é essencial possuir um perfil ativo no Google Meu Negócio, gerenciar suas informações, adicioná-las de forma correta e manter a página atualizada. A solução possui uma interface simples e de fácil utilização, tornando a navegação orgânica, mas em casos de dúvidas temos formas de auxiliar empresas neste processo.
Redes Sociais são canais onde o Geomarketing é trabalhado de forma praticamente nativa, e uma ferramenta muito importante para isto são os check-ins. Disponíveis hoje no Facebook, Instagram e outros aplicativos.
Este recurso se popularizou bastante com o aplicativo Foursquare e hoje é utilizado por marcas e estabelecimentos para dar diversos benefícios aos consumidores que vão desde a liberação de acesso à internet, até apresentar descontos e promoções exclusivas.
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Falamos bastante acima sobre mostrar para o seu público conteúdo baseado na localização e o Geotargeting faz exatamente isso. Outro exemplo prático, é a notificação que alguns sites lhe enviam para saber se podem acessar a sua localização, modificando assim o conteúdo ou idioma da página para um que faça mais sentido com o seu perfil.
Para estratégias de marketing digital ou vendas, este é um recurso praticamente obrigatório. Afinal, é a partir da geolocalização que você pode saber onde sua marca é mais procurada, qual linha de produtos ou serviços pode oferecer e qual é o ponto de venda ideal para atingir o comprador interessado.
Algumas plataformas de mídia paga já utilizam o conceito de Geotargeting para auxiliar no processo de segmentação de públicos para campanhas, como o Facebook Ads e Google Ads, com elas você pode selecionar se a sua campanha irá rodar em uma macro, micro ou nano região, seleciona públicos específicos e o tempo que sua campanha ficará no ar.
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Agora que você já sabe o que é o Geomarketing e quais as suas possibilidades, é hora de começar a aplicar as estratégias nas suas campanhas.
Um bom planejamento de ações digitais que ultrapassam a barreira e acabam chegando à lojas físicas para nutrir toda a cadeia de suprimentos necessita da leitura, compreensão e execução de insights obtidos através de dados.
Usar todo o potencial de uma inteligência de geolocalização pode te ajudar a alcançar suas metas e objetivos de negócio.
E além disso, melhorar a experiência do consumidor é o objetivo de todas as organizações que crescem e se mantém em crescimento no mercado. Ter isso em mente permitirá que as suas campanhas sejam realizadas com propósito bem definido.
Para lhe auxiliar nesta tarefa, adquirir uma solução que possua análise de demanda por região e medidor de intenção de compra do consumidor pode ser um diferencial estratégico de inovação para sua empresa.
A única ferramenta disponível hoje no mercado, que possui todas estas informações, é o nosso Localizador de Produtos Gofind, através dele suas campanhas de marketing e vendas tornam-se mais assertivas e você têm acesso a uma interface completa de informações em tempo real, potencializando seu sucesso e rentabilidade.
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