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Muitas marcas e lojistas costumam dedicar seus esforços de marketing, vendas e publicidade em campanhas abrangentes, atingindo diversos públicos.

Apostando no grande alcance como forma de vender, criar relacionamento com os clientes ou aumentar o reconhecimento da marca.

Contudo, nem sempre esta é a melhor estratégia ou a mais eficiente para todos os tipos de negócios. 

Por isso, a segmentação geográfica, estratégia que delimita o nicho de mercado ou região alvo, vem ganhando força.

Veja no conteúdo abaixo exemplos de como fazer esta segmentação na sua empresa para impactar o maior número de pessoas possíveis e atrair parte desta audiência para finalizar a compra na loja.

Boa leitura!

O que é segmentação geográfica?

Segmentação geográfica nada mais é do que uma estratégia que tem como objetivo dividir o mercado em nichos de acordo com a região geográfica – como o nome já sugere, respeitando as particularidades de cada localidade e as características do seu público.

Assunto que abordamos também no artigo: Geomarketing: Entenda e aprenda a utilizar na sua empresa, com tudo que você precisa saber sobre marketing baseado em geolocalização.

Veja abaixo alguns exemplos desta segmentação:

  • Local: lojas ou estabelecimentos que atendem em diferentes bairros de uma cidade;
  • Regional: rede de lojas que funcionam em diversos estados;
  • Nacional: rede de lojas que atende todos ou vários estados do país;
  • Internacional: franquias e redes que atendem em diversos países.

Qual a importância da segmentação geográfica para o marketing da empresa?

Graças a segmentação geográfica é possível explorar novos campos estratégicos dentro do marketing, como a análise de demanda por produtos específicos, público-alvo e dados demográficos que nos permitem saber hábitos de consumo extremamente precisos.

Marcas podem realizar campanhas focadas em regiões onde seus produtos são mais procurados, sabendo exatamente qual o público que precisa atingir para obter sucesso. 

Estas estratégias podem estar ligadas a produtos e serviços específicos, pontos de venda, monitoração de concorrência, entre outras. 

Contudo, a importância desse tipo de estratégia não está apenas na precisão dos dados, mas também nos insights que esses dados fornecem para as empresas.

Com eles, um mundo de novas possibilidades se abre, que vai desde o desenvolvimento de campanhas segmentadas por região, até enviar notificações e mensagens com ofertas para potenciais clientes que transitam nas proximidades dos pontos comerciais da sua marca.

Tipos de segmentação geográfica

Como já abordamos acima, a segmentação geográfica diz respeito a escolher uma área ou região que esteja alinhada ao perfil do seu público-alvo, ou seja, realizar uma campanha ou até mesmo instalar uma loja em regiões próximas dos clientes.

Entretanto, dentro desta lógica, que já é bastante nichada, existem alguns tipos de segmentação que uma estratégia bem desenhada pode abordar.

Veja alguns exemplos abaixo:

  1.  1. Local ou municipal

Este é o nível mais básico da segmentação geográfica. Considera apenas o local ou cidade do público. Para um negócio que atua em apenas uma cidade, essa é uma divisão fundamental. 

Ela também funciona para quem prefere vender em localidades ainda mais restritas, como bairros ou possui um raio de atuação no mapa.

Veja também:

2. Nacional

    A segmentação nacional é a que considera um país em sua totalidade. Um bom exemplo são empresas que atuam em todo o Brasil.

    Por meio dela, é possível entender como o público de uma nação inteira se comporta em relação à jornada de compra e, com isso, planejar suas estratégias de marketing para maior eficiência.

    Esse tipo de segmentação pode ser aplicado em praticamente qualquer país e é uma ótima forma de estudar o público de uma nação em específico. 

    1. 3. Internacional

    A segmentação internacional considera e analisa o mercado fora do país de origem da empresa. 

    Esse tipo de divisão tende a verificar o comportamento do público internacional de maneira geral, com foco em um ou mais países que costumam comprar o produto.

    Contudo, para esse tipo de segmentação é importante observar que conforme a segmentação aumenta, também é comum que as dificuldades relacionadas a cada uma dessas massas cresçam.

    Principais tecnologias aplicadas na segmentação geográfica

    Nunca foi tão fácil escolher exatamente onde lançar, divulgar ou vender seus produtos.

    Afinal, estamos a todo momento enviando dados de localização e raio de distância, informando às empresas como Google e Facebook, onde estamos e o que estamos fazendo.

    Estas informações alimentam bancos de dados das plataformas e sites, formando o Big Data com informações precisas e valiosas para ações de marketing.

    Veja abaixo mais tecnologias que ajudam empresas a realizar a segmentação geográfica:

    • • Mapas de calor:

    Este tipo de tecnologia é muito importante para marcas e lojas que atendem uma ou mais regiões.

    Através do mapa é possível verificar em quais regiões os produtos possuem maior demanda, dados de buscas ou até mesmo identificar quais regiões precisam de reabastecimento ou de novas lojas.

    • • Geomarketing:

      Uma metodologia que usa dados do GPS presente em aparelhos móveis para proporciona a elevação de resultados nas ações de marketing, através do impacto de campanhas baseadas na localização atual do público.

    Saiba mais em nosso blog post: Geomarketing: o que é e como utilizar na sua empresa

    • • Analytics de produto:

      Diz respeito a ferramentas de análise e gestão de dados, ou seja, um sistema capaz de ajudar a equipe de marketing a definir estratégias baseadas em dados de demanda, performance de vendas, informações de ruptura, abastecimento e distribuição de produtos.

    3 passos para começar a segmentação geográfica

    1. 1. Defina um planejamento estratégico:

    Independente do tamanho ou importância da decisão estratégica de um negócio, ela precisa ser muito bem pensada antes de ser posta em prática.

    Por isso, na hora de reunir sua equipe e colocar as ideias num papel, devem ser considerados os principais objetivos do negócio, qual o orçamento disponível, o perfil do consumidor, quais canais conversam com este público, qual a melhor linguagem, entre outros pontos importantes.

    Por exemplo, se a empresa identificar que grande parte do seu público-alvo está em determinada região, talvez seja uma boa ideia investir em uma ação de marketing focada nesta localidade.

    Também é possível estabelecer a segmentação geográfica conforme o produto ou serviço que a empresa oferece, ou seja, se o seu produto é voltado para atividades marítimas, faz sentido que ele seja divulgado em regiões litorâneas.

    O mesmo vale para negócios que precisam lidar com a sazonalidade. Uma indústria de alimentos que fabrica panetones costuma investir mais em épocas próximas ao final de ano.

    1. 2. Defina o público-alvo:

    Alguns elementos podem ajudar a definir esses perfis de clientes mais personalizados, como hábitos, hobbies, profissão, nível de instrução, tipos de conteúdo que consome e em quais canais.

    Com base nesses dados, é possível determinar alguns padrões de comportamento para o desenvolvimento do planejamento estratégico. 

    Aqui, é importante avaliar alguns elementos, como a relevância do produto, a rentabilidade, o volume de vendas e o engajamento do público.

    1. 3. Desenvolva campanhas de marketing eficientes:

    Para uma campanha de marketing ser eficiente, ela irá precisar do máximo de dados possíveis, antes mesmo de começar a ser planejada.

    Isso significa que ela só vai apresentar os resultados esperados caso a equipe responsável saiba com quem está comunicando, qual é a mensagem e qual é o canal ideal para veicular a mensagem. 

    Isso torna ainda mais evidente a necessidade e a importância da definição das personas para a segmentação geográfica da sua campanha.

    Afinal, para se ter segurança na hora de tomar decisões estratégicas, é preciso entender e dominar o assunto, e para isso, a análise de dados oferece informações necessárias para prevenir erros e definir metas. 

    Veja como criar campanhas de marketing de localização em nosso outro conteúdo:

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    Rubens Sant’Anna