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Entenda mais sobre marketing baseado em localização, conceitos por trás do termo e a como tomar decisões estratégicas orientadas a dados.
• O que é Geomarketing?
• Para que serve?
• Por que é importante?
• Como utilizar?
• Vá além
• Comece a aplicar
Você já deve ter ouvido o termo Geomarketing ou até têm uma boa ideia do que ele significa.
Mas se você está aqui, acredito que ainda necessite de mais algumas informações para entendê-lo completamente, certo?
Pois bem, este é exatamente o objetivo deste material. Vamos lhe informar sobre os conceitos por trás desta estratégia.
Além disso, também vamos te ajudar a entender como usar estratégias de marketing por localização para vender mais.
Boa leitura!
O primeiro passo para entender o Geomarketing, é saber que ele é. Uma estratégia de marketing baseada em inteligência geográfica ou location intelligence.
Ou seja: você pode atingir públicos específicos, em localidades específicas nas suas campanhas.
Isso ocorre graças a uma ferramenta de geolocalização que todos carregam consigo a todo momento, como o GPS de celulares, tablets e computadores.
Por utilizar uma tecnologia muito comum e difundida, o geomarketing proporciona redução de custos.
Mais vendas e elevação de resultados das ações de marketing, seja para produtos ou serviços.
Leia mais sobre Marketing de Localização→
Veja o exemplo a seguir:
No início da formulação do termo, as aplicações de inteligências geográficas eram comumente associadas somente ao varejo.
Contudo, hoje diversos segmentos já exploram esta tecnologia para tomadas de decisão e análise de dados.
Pequenas e grandes organizações que enxergam na tecnologia uma maneira de entender seu público.
Além de avaliar estratégias, monitorar demandas e investir na melhor experiência de compra para o consumidor moderno.
Leia mais sobre Comportamento do Consumidor →
Graças ao Geomarketing é possível explorar novos campos estratégicos.
Como a análise de demanda por produtos específicos, público-alvo e dados demográficos que nos permitem saber hábitos de consumo extremamente precisos.
Marcas podem realizar campanhas mais assertivas. Focadas em regiões onde seus produtos são mais procurados, sabendo exatamente qual o público que precisa atingir para obter sucesso.
Estas estratégias podem estar ligadas a produtos e serviços específicos, pontos de venda, monitoração de concorrência, inteligência de mercado, entre outras.
A lista é extensa e tudo vai depender do seu objetivo.
Para deixar ainda mais claro, o Geomarketing trata de assuntos como:
• Orientação de estratégias de precificação;
• Definição das estratégias de expansão;
• Seleção de canais de distribuição para produtos;
• Definição e otimização de territórios de venda;
• Conquista de novos clientes/consumidores;
• Seleção de PDV’s;
• Definição de fechamento ou reposicionamento de novas lojas.
Assim sendo, o Geomarketing pode servir para alinhar e criar estratégias. Mas serve principalmente para auxiliar na tomada de decisões das empresas e organizações.
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