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Uma das questões mais urgentes para as indústrias e fabricantes de produtos e empresas que fornecem mercadorias é o controle da disponibilidade de estoque, ou seja, ter controle sobre a disponibilidade dos seus produtos nos pontos de vendas.
Por isso, gerenciar o abastecimentos das lojas e armazenamento destes itens, garantindo que estejam disponíveis para os possíveis compradores é fundamental.
Sobretudo para evitar prejuízos como a ruptura de estoque que causa redução nas vendas, e impactam negativamente na percepção do consumidor para com a marca, devido às dificuldades que este consumidor encontra ao tentar comprar os produtos que deseja.
No conteúdo abaixo iremos nos aprofundar nesse tema e mostrar como ter controle sobre a disponibilidade dos seus produtos pode ajudar empresas a potencializar seus resultados em vendas.
Boa leitura!
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A disponibilidade de produto, nada mais é do que ter o controle sobre a quantidade de itens produzidos pela sua empresa que estão disponíveis para a venda e/ou distribuição nos pontos de vendas.
Isso acontece quando o consumidor consegue comprar o seu produto em uma loja. Em outras palavras, acontece quando não há ruptura, ou seja, o comprador procurou o item e o encontrou disponível em estoque.
Digitalize o estoque no varejo de forma rápida e fácil!
Como citamos anteriormente, a falta de produtos em estoque ou a indisponibilidade de produtos pode ocasionar diversas desvantagens para a sua empresa.
Poucas coisas são mais desagradáveis na hora de comprar do que ir até uma loja com a vontade de comprar um determinado produto e descobrir que está em falta ao chegar lá.
No ambiente online esta experiência desagradável também pode acontecer, quando o consumidor procura por um item na loja, adiciona ao carrinho e descobre que não há produto em estoque.
Neste segundo exemplo, o que as empresas tendem a fazer é gerar uma mensagem automática pedindo para que o consumidor avise a loja e seja notificado quando houver reposição.
Ambas as situações são desagradáveis e geram desconforto ao cliente, por isso torna-se indispensável o controle sobre a disponibilidade de produtos, oferta sobre os itens mais procurados em estoque e ações de abastecimento inteligente de mercadorias.
Podemos listar alguns dos motivos mais comuns para a falta de estoque, como:
Ter os produtos solicitados ou com alta demanda disponíveis no estoque do varejo é fundamental para que a empresa consiga atender seus clientes da melhor forma possível.
Sem esse requisito, pode-se perder muitas oportunidades de negócios, tanto para concorrentes, quanto para a desistência da compra por parte do consumidor. Gerando também insatisfação e redução no faturamento.
Portanto, para que seja possível garantir a disponibilidade de um produto, é preciso gerenciar a rotatividade dos produtos, abastecimento e efetuação de novos pedidos com eficiência, utilizando as ferramentas e estratégias certas para esta finalidade.
Dificilmente uma indústria consegue ter o controle sobre a disponibilidade dos seus produtos nos estoques dos varejos, sobretudo pequenos e médios empreendimentos.
Com isso, toda vez que uma ruptura ou a falta de produtos na gôndola ocorre, o shopper – aquele responsável pela compra do item – sente-se frustrado optando pela compra do item semelhante ou desistindo da compra.
Isso gera uma percepção muito negativa por parte do consumidor, que deseja comprar com facilidade, agilidade e comodidade. Recorrendo, muitas vezes, a estabelecimentos próximos da sua residência ou optando por comprar online.
A Gofind te ajuda a Vender mais e saber onde seus produtos estão disponíveis!
A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.
Possibilitando que a sua empresa gerencie e planeje ações de marketing, trade marketing e vendas direcionadas para públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.
Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca e mostra lojas próximas, parceria com o Google Meu Negócio para oferecer uma solução de Trade Marketing Digital e Inteligência de dados para Abastecimento Inteligente.
Permitindo, inclusive, traçar rotas, e mostrar e-commerces parceiros, com opção de comprar online e em aplicativos de delivery, como Rappi, iFood e Uber Eats.
Além disso, nosso portal do cliente dá acesso a um analytics completo sobre a performance de produtos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, shopper insights, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura para potencializar suas ações de marketing.
Veja também o depoimento do Gestor de Marketing e Trade da Caldo Bom Alimentos sobre as nossas soluções:
“Com o mapa interativo ‘Onde Encontrar’ da Gofind, temos uma ferramenta que atua ao longo de toda a cadeia de distribuição. De novas prospecções de mercado, percepção de share regional, negociações com os compradores, até a ponta no público-alvo que tem uma maior facilidade de encontrar nossos produtos. Convergimos os esforços de marketing para atuar na jornada do shopper, do reconhecimento à decisão de compra através desta parceria.”
José Felipe, Gerente de Marketing e Trade – Caldo Bom Alimentos
As responsabilidades dos empreendedores e decisores das empresas hoje vão muito além de simplesmente gerir o negócio.
Ajudar nas estratégias de branding, posicionamento de marca, segmentação e até mesmo, ajudar a definir estratégias de canais podem ajudar sua empresa a identificar gargalos, descobrir ferramentas e levar inovação para otimizar os processos.
Além disso, gerenciar a disponibilidade dos produtos nos PDV’s, faz com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais assertivos e as empresas sejam melhor sucedidas, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).
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