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Para quem é das áreas de marketing ou vendas, o tema outbound marketing é, ou deveria ser, bastante conhecido.
Isso porque é com ele que muitas estratégias que visam a aquisição de leads obtêm bons resultados, alcançado o sucesso nas vendas.
Neste post, vamos lhe ajudar a entender, de uma vez por todas, o que é outbound marketing, quais as diferenças para a estratégia de inbound marketing e como podemos aplicar seus conceitos da estratégia comercial.
Boa leitura!
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Outbound Marketing é o termo dado ao processo de prospecção ativa, ou seja, é uma forma de abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal ou persona da marca.
Em outras palavras: é uma estratégia que permite ao consultor de vendas entrar em contato direto com seu potencial cliente, para oferecer, negociar e apresentar os produtos e serviços que a empresa oferece.
Além disso, o outbound permite ao setor de marketing atrair leads de forma ativa, usando a comunicação para gerar uma ação imediata, diferentemente do inbound, que oferece conteúdos relacionados para despertar o interesse espontâneo, de forma mais passiva.
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Outbound marketing, ou “marketing tradicional” como é chamado por alguns, tem como principal objetivo atrair novos clientes, oferecendo produtos e serviços.
Isto é, ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.
Apesar de parecer agressivo ou, até mesmo antiquado, este método mais tradicional de fazer marketing costuma gerar grandes resultados, principalmente a curto prazo.
E continua fazendo parte da estratégia de grandes empresas do mercado que buscam mesclar inovação e meios digitais aos tidos como tradicionais.
São consideradas ações de outbound marketing comerciais de TV, rádio, internet, telemarketing, mala direta, flyers e links patrocinados, por exemplo.
Mas, além desses meios, podemos encontrar o outbound também em mídias digitais.
Você já deve ter sido impactado por uma propagandas enquanto assistia a um vídeo no youtube, já viu banners de propaganda em sites, e-mails marketing, pop-ups de promoções em lojas online, etc.
Além dos citados acima, estes são alguns tipos de publicidade presentes nessa metodologia:
Ao fazer uma breve pesquisa no Google, você vai se deparar com diversas analogias que explicam as diferenças entre outbound e inbound marketing, mas indo direto ao assunto, de uma forma objetiva, outbound marketing é a estratégia de prospecção ativa, enquanto o inbound é a prospecção passiva.
No inbound: você cria mecanismos para atrair clientes em potencial, nutrindo este público com conteúdos e ações relevantes para ele, como posts em mídias sociais, blogs e materiais ricos que geram interesse pela identificação da necessidade.
No outbound: você identifica quem tem potencial para se tornar cliente e faz uma abordagem ativa, seja com telemarketing ou encaminhando um e-mail com uma proposta comercial ou promoções exclusivas.
Veja mais alguns exemplos de prospecção ativa:
Ou seja, engana-se quem acha que outbound é apenas telemarketing, ele está mais presente na sua rotina do que você pode perceber e ocupa um importante lugar nos investimentos das empresas.
É muito importante que antes de pensar em adotar qualquer estratégia de marketing para sua empresa, sejam realizados processos de pesquisa, definição de público-alvo, persona e planejamento estratégico.
Considerando objetivos comerciais, verbas e metas a curto, médio e longo prazo.
A partir disso, o outbound marketing deve ser usado para se alcançar objetivos a curto e médio prazo, visando impactar e despertar o interesse do potencial cliente imediatamente.
Lembre-se também de considerar, o ticket médio, o perfil dos clientes e a jornada de compra. Afinal, não vale a pena montar uma equipe estruturada de vendas para prospectar clientes de ticket médio baixo, que não paga o custo da sua operação.
Toda estratégia de outdound passa por processos característicos que fazem o planejamento ser mais estruturado e assertivo.
Muitas empresas costumam chamar estes eventos de “vendas complexas”, aqui na Gofind fazemos da seguinte maneira: tudo começa na pesquisa sobre o lead e passa pela prospecção (via telefone, email ou redes sociais, por exemplo), depois de conectado com o lead, o consultor faz a qualificação e nutrição do lead, para entender os principais problemas e demandas específicas daquele cenário.
Após identificar que aquele é um lead qualificado, que está alinhado perfil ideal de clientes, é feita a demonstração, ou apresentação da solução, a negociação e, finalmente, a assinatura do contrato.
Resumindo todo o processo, temos:
A prospecção ativa é um dos pilares essenciais do outbound marketing, e acontece dentro do círculo do público-alvo já estabelecido pela sua empresa.
As ferramentas utilizadas para prospectar clientes podem ser várias, entre elas as mais comuns são: lista de email ‘s (comprada ou conquistada), lista telefônica, contato pelo LinkedIn ou demais redes sociais.
Veja algumas funcionalidades da etapa prospecção:
Apesar de ser possível comprar listas de contatos, é indicado que esta estratégia não seja utilizada ou seja usada em últimos casos.
Estes contatos comprados, cederam suas informações para utilizar serviços em portais, como aplicativos de compras e redes sociais e não sabem exatamente como essas empresas farão uso dos seus dados.
Devemos lembrar sempre que o outbound marketing é chamado de Marketing de Interrupção por, de certa forma, invadir o lazer das pessoas, como assistir a um vídeo no youtube, ou ter que parar o que está fazendo para atender o telefone.
Por isso, devemos agir com cuidado nesta estratégia.
Fechar negócios e assinar o contrato é a parte mais esperada por toda equipe que se empenhou nas ações de marketing e vendas, não é mesmo?
Pois bem, aqui sua empresa deve compreender e solucionar as últimas dúvidas do contato, formas de pagamento, entrega, aplicação do seu produto entre outras dúvidas.
Aqui, o cliente também fará sua última avaliação da proposta, por isso é importante ter todas as etapas da sua jornada de compra na ponta da língua, desde a prospecção até a negociação.
Esta costuma ser a última etapa de um processo de vendas complexa, iniciando assim os processos de pós-venda e sucesso do cliente.
Se você já trabalha com marketing ou vendas já deve estar habituado ao formato padrão do funil de vendas. No entanto, com o surgimento do inbound, muito mudou. Especialmente quando tratamos de como os nossos processos de marketing e vendas se tornaram mais complexos e segmentados.
Antigamente, não importava muito se você recebia um lead por indicação ou por outbound. O caminho percorrido por esses leads era bastante similar.
Contudo, agora o processo se tornou mais segmentado e complexo. Isso requer novas maneiras de demonstrar e desenhar como o funil de vendas deve funcionar.
Assim surgiu o Funil de Vendas em Y, para ajudar tanto colaboradores, demonstrando os detalhes de cada etapa do processo de vendas, quanto aos gestores, informando sobre o que é feito, quando e por que.
Ele é chamado assim pois seu formato se parece com a letra Y, representando duas entradas no topo do funil que referenciam as segmentações entre inbound e outbound.
Com as mídias sociais e a enorme exposição a informações imediatas, as relações entre empresas e clientes alcançaram um outro patamar muito mais próximo e conectado.
Cada rede tem suas particularidades e, por isso, é preciso ter uma estratégia única para chamar a atenção das pessoas.
Contudo, não é necessário que a sua empresa esteja presente em todas as redes, avalie as que mais se alinham à sua estratégia comercial e pública.
Seja qual for a rede que você venha a usar, vale se lembrar que é fundamental saber como são os perfis que frequentam cada uma delas e como aplicar a estratégia em cada canal.
Veja alguns exemplos de ações:
O outbound marketing demanda um investimento alto, por isso a sua equipe de vendas precisa estar muito bem preparada para garantir o maior retorno do investimento (ROI) possível em médio e curto prazo.
Diferentemente do inbound, que a estratégia gira em torno de ações orgânicas à longo prazo e com baixo investimento, é necessário investir dinheiro em links patrocinados, comerciais, publicidade e patrocínios.
Isso só é possível com uma equipe treinada para contatar, qualificar, negociar e fechar vendas de forma escalável.
Veja a seguir os profissionais profissionais essenciais para a estratégia de Outbound:
Existem diversas maneiras de mensurar resultados das suas ações de outbound, seja para acompanhar métricas de desempenho dos produtos ou da equipe.
Veja abaixo alguns exemplos:
Veja mais conteúdos sobre marketing no blog da Gofind
A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.
Possibilitando que a sua equipe gerencie e planeje ações de marketing direcionadas a públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.
Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com nosso Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca que mostra lojas próximas.
Permitindo, inclusive, traçar rotas, e mostrar e-commerces parceiros, com opção de comprar online e em aplicativos de delivery, como Rappi, iFood e Uber Eats.
Além disso, nosso portal do cliente dá acesso a um analytics completo sobre a performance de produtos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, shopper insights, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura para potencializar suas ações de marketing.
Conheça esta e outras soluções do nosso Localizador de Produtos!
Veja também o depoimento do Gestor de Marketing e Trade da Caldo Bom Alimentos sobre as nossas soluções:
As responsabilidades das equipe de marketing e vendas das empresas hoje vão muito além de simplesmente divulgar produtos e serviços.
A área colabora também para diversas outras atividades da organização, como definir os melhores canais de distribuição, firmar parcerias, indicar onde o produto será comercializado, como ele será divulgado e muito mais.
Realizar campanhas de outbound e inbound marketing de forma conjunta e estruturada é extremamente benéfico para sua empresa, sobretudo se a sua estratégia visa atrair mais clientes, com mais qualidade.
Além disso, desenvolver campanhas e implementar processos bem estruturados potencializam, e muito, o seu retorno de investimento (ROI).
Gostou?
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