Quer receber em primeira mão as novidades do nosso Blog?
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
A inteligência competitiva se mostra, cada vez mais, como uma ferramenta essencial para a estratégia das empresas que querem se manter modernas e atualizadas.
Que a informação é um dos produtos mais preciosos da atualidade, não é nenhuma novidade. Sobretudo no panorama atual da indústria, em que os dados são processados e analisados com muito mais agilidade por meio da tecnologia.
Contudo, é preciso garantir que a informação adquirida seja de fato relevante, tenha qualidade e aponte as direções em que o negócio precisa evoluir para se antecipar aos acontecimentos do mercado e agir de forma ágil e assertiva.
Veja no texto a seguir, outros benefícios da inteligência competitiva e aplicar seus conceitos na estratégia da sua empresa.
Boa leitura!
—
A inteligência competitiva nada mais é do que realizar a coleta e análise de informações a fim de antecipar-se às necessidades e exigências do mercado.
Esta estratégia torna-se possível e bem executada quando a empresa é gerenciada por profissionais com visão estratégica.
Em outras palavras: trata-se de saber utilizar as informações sobre o mercado (clientes, concorrentes e fornecedores) de forma inteligente para acompanhar as tendências, antecipar desafios, solucionar problemas e trazer resultados.
Dê um salto na sua estratégia e alavanque suas vendas com a Gofind!
Quando se está atento às informações da concorrência, através de pesquisas e análises de mercado, sua empresa não é pega de surpresa com qualquer novidade.
Terá tempo suficiente para planejar e executar estratégias que previnam ou revertam situações ruins.
Veja abaixo as principais diferenças entre inteligência de mercado e competitiva:
Ajuda empresas a criar uma autoconsciência e evita que se desenvolva vícios com relação a mentalidade organizacional, estratégia e comportamento, que podem ser prejudiciais, tendo visto que não é viável inovar se estamos presos a velhos hábitos.
Desta forma, torna-se possível usar novas tecnologias e tendências que surgem com mais precisão e velocidade. Por isso, ficar atento ao mercado pode ser uma fonte preciosa de inspiração, para enxergar perspectivas.
É usada para se destacar da concorrência, sem “surfar a onda” do mercado.
Ao conhecer seu público, entender seu perfil, comportamento, propósitos e missões de compra é mais simples criar uma experiência que atenda a todas as suas necessidades e assim, aumentar sua presença relevância nas decisões e missão de compra do consumidor moderno.
Além disso, poderá melhorar a percepção do cliente quanto a sua marca, devido a sua capacidade de desenvolver inovações, novos recursos ou mesmo produtos e serviços que atendam melhor seu público-alvo.
Além da melhoria dos processos internos, a automação comercial também evita erros humanos em atividades simples, como falhas na atualização de planilhas, cálculos, digitação, entre outras.
Outro departamento impactado positivamente pela automatização comercial é o de vendas. Com informações mais acessíveis, a equipe de vendedores pode realizar um atendimento melhor e mais eficiente
Com o mercado digital e a transformação que a nova economia proporciona, diversas organizações de variados segmentos possuem mais recursos à disposição para serem competitivas.
Isso aumenta consideravelmente a demanda por inovação, tecnologia e estratégias que deixem o seu negócio um passo à frente do concorrente. Afinal, nenhuma empresa quer ficar para trás.
Com este cenário em mente, podemos entender porque um planejamento estratégico bem elaborado que considere a visão de futuro e a missão da empresa junto ao seu mercado e público-alvo é tão importante.
É preciso compreender que inteligência competitiva é o mapa que guia as organizações no caminho para o sucesso. Isso acontece graças ao alinhamento entre objetivos de negócio e tendências do segmento de atuação da empresa.
Práticas de inteligência competitiva são capazes de gerar diversos insights para validar, refinar e consolidar estratégias em setores como marketing, trade marketing e vendas.
Dessa forma, torna-se possível tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados, reduzindo as incertezas na hora de apostar em campanhas e produtos específicos à curto, médio e longo prazo.
Grandes marcas, líderes dos segmentos em que atuam, entendem e investem na inteligência de mercado como o meio para conseguir diversos benefícios e aproveitar oportunidades que se apresentam.
Veja a seguir algumas das principais vantagens desta prática:
A inteligência de mercado é utilizada para entender as principais tendências do mercado, novos comportamentos de consumo, surgimento de tecnologias úteis e muito mais, os dados são indispensáveis para planejar e traçar objetivos estratégicos.
Monitorar dados de mercado e, principalmente, de competidores auxilia empresas a minimizarem riscos e evitarem surpresas. Desta forma, mudanças que geram impacto no segmento como, indicadores econômicos e ações de concorrentes são facilmente detectadas.
Empresas que investem em inteligência competitiva têm o que é necessário para reavaliar o impacto gerado por suas estratégias e modificá-las para gerar melhores resultados para a empresa e para o seu público-alvo de forma ágil e descomplicada.
O primeiro passo para começar a fazer inteligência competitiva na sua empresa é entender que essa é uma área altamente especializada.
Isso significa que é fundamental que a sua equipe seja composta por profissionais data-driven, ou seja, profissionais analíticos e voltados à coleta e interpretação de um alto volume de dados.
A equipe orientada a dados tem a responsabilidade de abastecer setores estratégicos com informações para tomadas de decisões sobre o negócio, contribuindo para processos ágeis de inovação e transformação digital.
Caso este cenário não seja possível, é altamente indicado que a sua empresa procure parceiros estratégicos que possam ajudar a implementar e dar sequência à inovação tecnológica de informação da sua organização.
Fornecendo dados completos sobre o público, tendências de mercado e fornecendo insights relevantes para o cumprimento das suas atividades.
O ciclo da inteligência competitiva é o processo utilizado para obter e disponibilizar informações relevantes sobre a empresa, o mercado, os concorrentes e os clientes. Esse processo é formado por 4 etapas principais.
Veja a seguir:
A etapa de planejamento consiste em identificar as necessidades de inteligência competitiva.
Ou seja, é sempre indicado que as ações sejam alinhadas às necessidades do planejamento estratégico do negócio. Isso evita que a empresa invista tempo e recursos na geração de conhecimento que não possui relevância.
Nessa etapa, o foco das atividades é buscar informações, ou seja, coletar dados que sejam relevantes para o planejamento estratégico do negócio e ajudem a prever, antecipar, solucionar problemas e criar ações ágeis e inteligentes para o crescimento do negócio.
A partir das informações obtidas na etapa anterior, será feita a análise necessária para a elaboração final dos produtos de inteligência.
É na fase de análise que as informações são interpretadas e conectadas, estabelecendo relações relevantes, que podem oferecer insights aos tomadores de decisão da empresa.
Esta é a etapa em que após as informações serem analisadas e formatadas de maneira coerente, ela será entregue aos tomadores de decisão da empresa.
Para isso, existem diferentes formatos para a disseminação da informação, incluindo comunicados, alertas, relatórios analíticos, projeções estratégicas e análises de situação.
Até mesmo um comunicado verbal pode ser um formato válido para comunicar o produto de inteligência.
Natura
É possível notar que a Natura tem uma enorme vantagem por oferecer mercadorias produzidas com matérias-primas brasileiras. Ela o faz sem degradar o ecossistema, refletindo o posicionamento da marca em relação à responsabilidade socioambiental.
Assim, o público valoriza a empresa perante a concorrência. Além do catálogo diferenciado, a Natura utiliza embalagens inteligentes, recicláveis e biodegradáveis — um combo de vantagens difícil de ser superado no segmento de cosméticos.
Magazine Luiza
O enorme crescimento da Magalu vem da transformação digital que a permitiu ser uma referência no varejo virtual. A estratégia da empresa passou por potencializar o departamento comercial, modificar processos de venda e inovar em ofertas e promoções.
Assim, a marca atingiu em cheio o público, que passou a adotar as compras online, além de garantir as melhores experiências nos estabelecimentos físicos com a adoção da tecnologia. Para se tornar multicanal, a varejista integrou todos os pontos de contato das lojas.
As responsabilidades das equipes de marketing, trade e vendas das empresas hoje vão muito além de simplesmente divulgar produtos e serviços.
Ajudar nas estratégias de branding, posicionamento e reposicionamento da marca, além de outras atividades da organização, como identificar gargalos, sugerir ferramentas e levar inovação para otimizar os processos.
Além disso, desenvolver campanhas e implementar processos bem estruturados fazem com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais bem sucedidos, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).
Gostou?
Aproveite para ler nosso outro conteúdo voltado para potencializar suas estratégias de marketing: Inteligência de Mercado: o que é e como fazer a coleta de dados
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
5 dicas para sua marca
alavancar as vendas