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Apenas algumas décadas atrás, o termo inteligência artificial (IA) era imediatamente conectado a obras de ficção científica e parecia uma ousada especulação para o futuro distante.
Contudo, com o passar do tempo e com as tecnologias cada dia mais avançadas, a situação mudou.
De lá para cá as aplicações, pesquisas e inovações no mundo da informação digital se expandiram e a inteligência artificial já é uma realidade presente no nosso dia a dia.
Todo mundo já ouviu falar da tal inteligência artificial e possui alguma ideia do que este termo significa, mas você sabe do que se trata e do que essa tecnologia é capaz?
Acompanhe no texto abaixo e fique por dentro das tendências, aplicações e dicas de como usar a tecnologia para potencializar suas estratégias.
Boa leitura!
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Inteligência Artificial é a tecnologia que permite mais autonomia às máquinas por meio da computação.
Ou seja, elas conseguem aprender, analisar e tomar decisões de forma inteligente, a partir dos dados coletados e da sua programação.
O conceito de Inteligência Artificial não é algo recente, o termo surgiu décadas atrás para se referir a capacidade das máquinas resolverem problemas que eram resolvidos apenas por humanos.
Porém, recentemente o termo tem passado por mudanças conforme suas aplicações e novas possibilidades se desenvolvem.
A equação básica da tecnologia da Inteligência Artificial atualmente é: Big Data + Modelos de Dados Eficientes + Computação em Nuvem = Máquinas Inteligentes.
Estes modelos de dados envolvem algumas áreas específicas da ciência da computação, em especial o Processamento de Linguagem Natural, Deep Learning e Machine Learning.
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As pesquisas em torno da Inteligência Artificial tiveram início por volta da década de 1940.
Neste período eram desenvolvidos estudos apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, uma tecnologia que ainda estava em fase inicial.
Com o passar do tempo, surgem várias linhas de estudo sobre a IA, uma delas é a biológica, que estuda o desenvolvimento de conceitos que pretendem imitar as redes neurais humanas.
Depois de um período em que os estudos sobre redes neurais tiveram uma pausa, as pesquisas voltam à tona em meados de 1980, mas é nos anos 90 que ela tem um grande impulso, consolidando-a verdadeiramente como a base dos estudos da IA.
A IA está por todos os lugares, desde os sistemas mais simples até os mais complexos. Veja a seguir exemplos do uso que damos para a tecnologia em nosso dia a dia:
• Redes sociais – com algoritmos que aprendem de forma automática quais conteúdos são mais relevantes para cada usuário;
• Celulares – com sistemas operacionais e assistentes virtuais que conseguem entender seus gostos e preferências;
• Carros autônomos – com sistemas capazes de aprender conceitos subjetivos como símbolos, cores, formas, entre outros.
A Inteligência Artificial possibilita benefícios diretos e indiretos aos negócios, podendo ser incorporada a etapas operacionais e estratégicas.
Isso acontece devido à multiplicidade de aplicações da tecnologia. Veja a seguir 4 vantagens para o seu negócio:
A IA permite automatizar processos computacionais volumosos, evitando a necessidade de pessoas para executar tarefas ou, até mesmo, identificar padrões.
2. Previsibilidade
Entre as aplicações da IA está a de previsibilidade de mercados, comportamentos e processos devido à grande análise de dados que identifica padrões e estabelece previsões a partir de eventos passados.
3. Aprofundamento dos dados
O Big Data já viabiliza, há alguns anos, uma análise sistemática dos dados. No entanto, a IA aprofundou essa capacidade interpretativa, gerando mais inteligência a partir da análise de informações.
4. Melhoria contínua
A IA possibilita uma evolução constante no que se refere ao uso dos dados, utiliza redes neurais com diversas camadas para construir estruturas interpretativas mais complexas e eficazes que possibilitam que você e sua equipe melhorem e potencializem projetos e planejamentos estratégicos.
Para negócios físicos, ou seja, empresas que produzem e comercializam produtos e serviços no mundo real e não apenas no virtual, a IA se aplica de diversas formas.
Seja em sistemas e soluções tecnológicas para a automação e gestão de processos, seja em máquinas e equipamentos que auxiliam e facilitam as atividades desenvolvidas.
• Indústria:
Um dos primeiros segmentos a fazer uso da IA foi o industrial, com a automação robótica. Com isso, foi possível montar e embalar peças sem interferência humana, garantindo qualidade e precisão para a produção.
• Agricultura:
Na agricultura, máquinas podem aprender a identificar problemas no solo, produzindo dados estatísticos e auxiliando na tomada de decisão dos plantadores sobre plantio, colheita e vendas.
• Comércio:
Ao exemplo da indústria, o comércio também utiliza softwares e equipamentos para automatizar processos e potencializar vendas.
Hoje já existem diversas soluções para anúncios de produtos, promoções, controle de estoque, e ERPS dedicados para a gestão de uma loja ou comércio.
Além disso, as tecnologias estão presentes também nas fases de criação e planejamento estratégico, proporcionando inteligência produtiva e de mercado nas áreas administrativas, marketing, trade marketing, vendas, entre outros setores.
Negócios digitais, ou seja, que desenvolvem suas atividades prioritariamente no ambiente digital.
Seja com a criação de softwares, comércio eletrônico ou prestação de serviço online, também utilizam a IA para melhorar seus processos.
Utilizando a ciência, principalmente, para melhorar a experiência dos clientes e usuários através da coleta e análise de diversos conjuntos de dados.
• E-commerces:
Lojas virtuais utilizam a Inteligência Artificial, principalmente, para fornecer uma melhor experiência ao consumidor, identificando preferências, hábitos de navegação e consumo para facilitar a jornada de compra.
Sabemos que muitas são as aplicações do Machine Learning, afinal esta é uma tecnologia que está cada vez mais em uso.
As suas possibilidades podem ir desde os negócios mais simples, até os mais complexos da ciência da computação, como o desenvolvimento de carros autônomos e análises espaciais.
Sendo assim, não existem dúvidas de que usar a tecnologia de machine learning proporciona inúmeras vantagens para as empresas. Conheça algumas delas:
• Processamento ilimitado de dados;
• Identificação e análise do comportamento do consumidor;
• Ofertas personalizadas para cada usuário;
• Retenção e conversão de clientes;
• Melhoria contínua da experiência do cliente;
• Realização de campanhas segmentadas.
O Machine Learning e a Inteligência Artificial são, juntas, as chaves para identificar novas oportunidades e potencializar os resultados das empresas.
Segundo o estudo da Accenture, a inteligência artificial vai aumentar a lucratividade das empresas em 38% e gerar mais de US$ 14 trilhões em lucro extra até 2035.
Isso significa que é cada vez mais necessário que a sua empresa torne-se receptiva à inovação, adapte e aprimore seus processos.
A Inteligência Artificial é capaz de gerar diversas vantagens para os negócios. Veja algumas das principais:
• Melhora na tomada de decisão
A IA pode auxiliar na simplificação de processos de análise, especialmente para empresas que prezam pela tomada de decisão orientada a dados (data-driven).
Isso acontece porque ela é capaz de organizar e analisar com maior quantidade, clareza, precisão e assertividade dados que humanos não conseguem, seja pela grande quantidade ou pela complexidade das informações obtidas.
• Comodidade e escalabilidade
Uma solução de IA utiliza algoritmos para realizar segmentações mais precisas.
Com isso, ela é capaz de sugerir mercadorias mais adequadas e alinhadas com os perfis dos consumidores.
Isso aumenta as chances da sua empresa desenvolver boas estratégias comerciais.
• Automação
A IA contribui para automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações.
Isso serve como complemento à automação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser realizada por máquinas e equipamentos.
• Redução de erros, riscos e custos operacionais
Graças a Inteligência Artificial, coleta e análise de dados é possível descobrir gargalos, falhas e outros pontos fracos nos processos da empresa, diminuindo erros e aumentando a eficiência operacional.
Isso reduz custos e evita ajuda a equipe a agir de forma estratégica para prever, antecipar e evitar possíveis falhas.
1. ChatGPT
Com mais de 100 milhões de usuários por mês, o recém lançado ChatGPT já é uma das principais tendências ligadas à inteligência artificial.
A tecnologia é capaz de criar diálogos complexos e responder a milhões de perguntas em poucos segundos.
Tudo isso se baseando em um grande banco de dados que é transformado em respostas ao usuário.
2. Conversation Intelligence
Por sua vez, a Conversation Intelligence é uma inteligência artificial aplicada a diálogos de voz e texto, extraindo insights sobre a qualidade de uma conversa.
Os dados levantados podem ser integrados a outras plataformas, criando um fluxo de dados contínuo com CRMs, por exemplo.
3. Criação de imagens
Você já deve ter sido impactado por imagens e ilustrações feitas a partir de uma inteligência artificial nas mídias sociais.
Neste exemplo, ferramentas de IA são capazes de criar imagens completas, com riqueza de detalhes, a partir de uma descrição simples em forma de texto.
4. Pesquisa por voz e assistente virtual
A aplicação da inteligência artificial na voz ainda será uma tendência forte.
Afinal já existe grande preocupação associada a assistentes virtuais ou ao reconhecimento de voz, por exemplo.
5. Decision Intelligence
Trata-se de um conceito criado para melhorar a tomada de decisões nas empresas e organizações.
Envolve entender e arquitetar de forma sistêmica como as organizações tomam decisões e como avaliam, gerenciam e melhoram os resultados.
Aplicando IA para tomada de decisões através da coleta e análise de dados corporativos.
Leve mais soluções inteligentes para sua empresa!
A Gofind vem ajudando marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma de Decision Intelligence que mapeia e mostra a disponibilidade de produtos.
Com o módulo ‘Comércio Local no Google‘, ajudamos grandes indústrias a oferecer ou melhorar a presença digital de varejos clientes da marca.
Isso acontece graças a nossa parceria com o Google, que permite a criação e gerenciamento de perfis.
Assim como a gestão de conteúdos e automatização de postagens, demanda por região, produtos específicos e dados de ruptura para potencializar suas ações de marketing.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia bastante ampla, com aplicações diversas e que está presente no dia a dia de todas as pessoas.
Público e empresas estão conectadas à internet a todo momento e entender como as tecnologias funcionam e quais são os usos mais frequentes oferece insights e inteligência para suas estratégias.
Além disso, implementar processos bem estruturados fazem com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais bem sucedidos, levando mais retorno sobre os investimentos realizados (ROI).
Entendeu o conceito de inteligência artificial? Agora chegou a hora de colocar em prática!
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