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A busca contínua pela eficiência, da produtividade e da economia de uma organização é um dos principais objetivos da logística.
Para tornar isso possível, muitas empresas adotam a chamada “logística de distribuição“, que por sua vez, se ocupa da entrega final dos produtos.
Ou seja, é a parte da logística que fica mais próxima do cliente final.
Por isso, neste post, vamos abordar o que é e como a logística de distribuição impacta na rentabilidade dos negócios. Veja também dicas e como usar na sua empresa.
Boa leitura!
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Logística de distribuição é a parte da logística que fica mais próxima do cliente, ou seja, tem contato direto com o cliente ou shopper na entrega do produto.
Em outras palavras: é a parte da logística que pega os produtos que estão armazenados no estoque da loja ou no centro de distribuição, organiza as cargas em um veículo de transporte e utiliza um sistema de roteamento que liga o produto até o seu destino final.
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Para realizar sua estratégia de logística de distribuição da forma correta é preciso disponibilizar a quantidade de mercadorias correta, no momento certo e no lugar certo, sendo preciso otimizar processos para que as operações sejam rentáveis e lucrativas.
Para isso, é preciso conhecer a fundo os objetivos e alinhamentos estratégicos da empresa, ou seja, saber quais métodos e ferramentas as áreas de marketing e vendas utilizam para garantir o bom funcionamento da cadeia de suprimentos.
Desta forma, torna-se necessário seguir todo conjunto de atividades, normas, procedimentos e equipamentos que a execução correta da supply chain demanda.
Outro fator indispensável para sua estratégia é o capital humano, com profissionais capacitados para executar as funções propostas. Profissionais das áreas de depósito, carregamento, rastreio e acompanhamento de cargas,centro de distribuição, atacadista e varejista.
Ter um processo de logística de distribuição eficiente permite que a empresa disponibilize a quantidade certa de mercadorias para os clientes, considerando e atendendo requisitos como tempo, lugar e destino.
Desta forma, quando executado com eficiência, este processo oferece grandes diferenciais, além de permitir maiores resultados no que diz respeito à previsibilidade financeira do negócio.
Além disso, garante o equilíbrio entre a satisfação dos clientes, eficiência e custos observados no processo.
Veja abaixo, de forma detalhada, as principais etapas da logística de distribuição: gestão de transporte, checagem e expedição de mercadorias, controle de frete, análise de indicadores de desempenho e roteirização.
Uma das principais etapas da logística de distribuição, esta etapa é responsável por gerir o transporte e decidir como determinada carga será transportada.
Ou seja: é nesta fase que será determinado se a carga será transportada em veículos terrestres, aquáticos ou aéreos.
Essa etapa consiste na conferência das mercadorias. Isto é, gerencia quais tipos de mercadorias estão sendo transportadas, qual a quantidade e o destino.
A checagem garante que o cliente irá receber exatamente o produto que pediu, evitando reclamações, devoluções e experiências negativas com a marca.
Esta etapa é importante para que você e sua equipe tenham controle sobre todas as etapas da entrega e envolve atividades diversas, como conferir quais são os preços praticados no mercado, saber como é composto o valor do frete e manter atualizada a tabela com os preços.
Além disso, é importante fornecer aos clientes meios para acompanhar a entrega, como rastreadores de carga e atualizações em tempo real.
Esta etapa é importante para lhe ajudar a avaliar o que está dando certo ou não no seu processo.
Os Indicadores de Desempenho, conhecidos também como KPI ‘s, ajudam os gestores a conferir se tudo o que foi planejado está sendo cumprido e se as entregas estão sendo bem-sucedidas.
É fundamental planejar bem a rota que o veículo de transporte vai seguir, ou seja, roteirizar. E, para isso, é fundamental escolher sistemas com tecnologia adequada às suas operações. Isso ajuda sua equipe a ter maior controle e previsibilidade sobre as entregas.
Veja abaixo as principais diferenças entre as logísticas de produção e distribuição:
Etapa da cadeia de suprimentos que cuida do processo da confecção e disponibilidade do produto para o mercado, abrangendo todas as esferas internas da empresa.
Ela controla o fluxo de materiais dentro da fábrica e da empresa, faz sua armazenagem intermediária, abastece os postos de trabalho e emite a expedição do produto finalizado.
Seu principal objetivo é garantir que quantidade certa de mercadorias e material estejam no estoque, com o equilíbrio entre o tempo e o lugar corretos.
Esta etapa da cadeia de suprimentos cuida da distribuição do material armazenado, por meio do acompanhamento do estoque, monitoramento de cargas e utilização de status das mercadorias.
Muitas empresas encaram a tecnologia e inovação nas áreas de logística como um gasto a mais. Contudo é com a implementação de novas tecnologias para a automação de processos que se torna possível garantir maior eficiência para os negócios.
Softwares de gestão e ferramentas de análise de dados podem ajudar a elevar a produtividade, reduzir os custos dos processos, antecipar e evitar rupturas.
Assunto que abordamos com maior profundidade em outro artigo, chamado: Como evitar ruptura na cadeia de suprimentos.
Isso acontece porque a tecnologia integra e otimiza setores e atividades, ajudando a manter um relacionamento mais próximo com o cliente e a identificar eventuais gargalos que resultem em custos desnecessários.
Além disso, também permite rastrear cargas, mapear quantidade e disponibilidade de produtos nos estoques das lojas, calcular melhor o frete, gerir os estoques, coletar e analisar dados de performance.
A logística de distribuição e todas as suas etapas são muito importantes em diversos setores das empresas, entre elas o atendimento aos clientes, impactando diretamente na experiência do consumidor ou shopper.
Uma vez que os custos envolvidos podem ser elevados, muitas empresas de médio e grande porte, tratam a logística de distribuição como uma importante ferramenta na retenção dos clientes.
Isso acontece através do investimento em estrutura organizacional, ou seja, equipamentos e tecnologia de informação, de forma a equilibrar a relação entre a minimização dos custos e o atingimento de níveis de serviços adequados.
Permitindo que as empresas líderes de mercado possam garantir excelência nos prazos e qualidade, adequados na entrega otimizada dos produtos aos seus clientes.
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Como vimos acima, empresas que conseguem executar bem um planejamento estratégico focado em logística de distribuição e gestão da cadeia de suprimentos conseguem ser bem vistas pelo mercado.
Além disso, tornam-se mais rentáveis e lucrativas, obtendo maior retorno sobre seus investimentos (ROI).
Garantir que todas as etapas do processos sejam bem executadas, por profissionais especializados e fazendo uso das tecnologias disponíveis para otimizar suas funções, garante maior controle da previsibilidade dos resultados alcançados, evitando futuras falhas e prevenindo gargalos que possam atrapalhar o sucesso das operações.
Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho.
Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento e competitividade do mercado.
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