PortuguêsEspanhol

Recentemente o Google Perfil da Empresa (GPE)  apresentou suas  novas métricas de desempenho (analytics).

Estes novos recursos de análise estão transformando a maneira como os especialistas em SEO podem acompanhar e otimizar o Google Business Profile (GBP). 

O recurso  ‘Palavra-chave’, por exemplo, substituiu os métodos mais antigos de rastreamento de desempenho. 

Neste artigo, mostraremos a importância desses novos recursos e como você pode utilizá-los de maneira eficaz na sua empresa.

Boa leitura!

Principais métricas do Google Perfil da empresa (GPE)

Para compreender totalmente o que é este novo recurso de palavras-chave e como ele impacta o SEO Local da sua empresa, é importante analisar três principais métricas de desempenho:

1.  Visibilidade

O número de vezes que sua empresa aparece nos resultados de pesquisa.

Resultado da presença de uma marca no digital
Resultado da Presença da Marca Digital

2. Envolvimento: 

As interações que os usuários têm com a listagem de palavras-chave de sua empresa, como cliques, chamadas ou solicitações de rotas.

3. Conversão:

O número de usuários que realizam uma ação após interagir com empresa no GPE, como fazer uma compra ou agendar um horário.

Google Perfil da Empresa Insights: o que mudou?

Agora o dashboard atualizado do GPE mostra consultas de pesquisa local e promete apresentar novas métricas nos próximos meses.

As novas métricas de palavras-chave são bastante semelhantes às disponíveis no Google Search Console.

Fornecendo uma visão abrangente das consultas de pesquisa e palavras-chave que direcionam o tráfego para a listagem de sua empresa.

Vamos nos aprofundar nas duas novas adições de GBP?

Palavras-chave usadas no Google Maps e na pesquisa local: 

Essas novas métricas mostram como os usuários descobrem sua empresa no Google Maps e na Busca Local, incluindo os termos de pesquisa que usam.

Interações com o cliente:
Agora você pode ver dados sobre como os clientes se conectam com sua empresa por meio de chamadas ou mensagens.

Como isso impacta especialistas em SEO?

Enquanto o GPE Insights atual se concentra em visitas ao site e solicitações de direção, as novas métricas de desempenho oferecem uma visão mais detalhada das interações do cliente e como sua empresa é encontrada no Google Maps e na pesquisa local.

Em outras palavras: ficou mais fácil identificar as palavras-chave importantes para sua empresa, monitorar seu desempenho e concentrar esforços nas palavras-chave que realmente importam. 

Veja o que as novas métricas de palavras-chave trazem para os especialistas em SEO com mais detalhes:

1. Melhor compreensão da intenção do usuário

Ao analisar as palavras-chave e as consultas de pesquisa que direcionam o tráfego para sua empresa, você obtém informações valiosas do GPE.

Coleta dados sobre o que os clientes em potencial ou leads e o que procuram quando encontram sua empresa.

2. Melhor segmentação

Com os dados de palavras-chave, você pode adaptar o conteúdo de sua empresa para corresponder melhor à intenção do usuário e atrair clientes mais relevantes.

3. Otimização aprimorada

As métricas de palavras-chave permitem que você acompanhe o desempenho de palavras-chave individuai.

Isso facilita a identificação de áreas que precisam de melhorias, otimizando sua listagem.

4. Período de relatório mais longo

As novas métricas cobrem um período de seis meses, três meses a mais do que o relatório atual. 

O período de tempo mais amplo permite uma análise mais aprofundada do desempenho do seu negócio, ajudando você a identificar tendências e fazer escolhas data-driven ou baseadas em dados.

Conclusão:

Para entender completamente o que o novo recurso de palavras-chave significa para o seu SEO, é importante ter em mente os três principais indicadores que ajudam a acompanhar o desempenho do GBP: Visibilidade, Engajamento e Conversão.

Além disso, o  que realmente mudou no Google Business Profile Insights foi o painel atualizado do Perfil Empresarial. 

Agora ele mostra consultas de pesquisa local e promete mais métricas nos próximos meses.

Isso significa que as novas métricas de palavra-chave são bastante semelhantes às disponíveis no Google Search Console.

Oferecendo uma visão abrangente das consultas de pesquisa e palavras-chave que direcionam o tráfego para a listagem da sua empresa.

Compartilhe

Quer receber em primeira mão as novidades do nosso Blog?

Assine nossa Newsletter e fique por dentro.

Posts relacionados
Canais Físicos e Digitais

5 dicas para sua marca alavancar as vendas

Saiba mais
Canais Físicos e Digitais

5 dicas para sua marca
alavancar as vendas

Rubens Sant’Anna