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Este post tem como objetivo apresentar as mudanças na API que apresenta as métricas de desempenho da ferramenta de análise do Google Perfil da Empresa.
Através deste conteúdo, também será possível identificar oportunidades para otimizar as possíveis formas de uso da ferramenta e potencializar estratégias.
Boa leitura!
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Recentemente o Google fez algumas alterações em sua API do Google Business Profile (antigamente chamado de Google Meu Negócio), que podem afetar seus relatórios e painéis de apresentação de resultados.
Em comunicado oficial, a plataforma anunciou atualizações nos Insights do Perfil da Empresa, que estão valendo desde o dia 20 de fevereiro de 2023, com novas métricas de desempenho sendo adicionadas gradativamente.
Isso significa que o Google Perfil da Empresa irá mudar suas entregas em insights, desta forma, também deverá ser alterado o Agency Analytics (ferramenta para agências).
O Google Perfil da Empresa (GPE) é uma ferramenta gratuita para empresas que possuem vários recursos importantes para negócios locais.
Anteriormente chamado de Google Meu Negócio (GMB), é através dele que é possível gerenciar a presença de uma empresa na rede de Pesquisa Google e também no Google Maps.
O GPE foi muito além de uma simples listagem de empresas e, graças a uma variedade de recursos e funções, agora é considerado uma parte essencial do SEO local.
Ao se cadastrar você irá melhorar seu posicionamento e terá um perfil detalhado para ser apresentado às pessoas que buscam pelos seus produtos nas proximidades.
Além disso, com o Google Maps as pessoas poderão encontrar seu perfil no Google, traçar rotas, realizar chamadas ou acessar o site da empresa.
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Nos últimos anos, surgiram diversos players locais que ajudam a criar ferramentas para dar suporte ao imenso número de tarefas envolvidas no gerenciamento de uma conta de perfil comercial do Google.
Ou seja: muitas agências, empresas de tecnologia e consultorias prestam serviços e utilizam de dados gerados pelo Google para ajudar negócios locais a desenvolverem relevância em sua presença digital através dos mecanismos de busca.
Em casos como estes, o principal foco é a relevância. Por exemplo, gerenciar avaliações, perguntas e respostas e “ postar em vários locais ao mesmo tempo ”.
Outro fator bastante importante para estes players, é a apresentação de resultados. A própria ferramenta do perfil comercial apresenta estes dados e podem ser facilmente acessados através do GPE insights.
Além disso, os players utilizam a API do Google Business como uma interface de programação que permite aos desenvolvedores criar essas e outras ferramentas.
Em outras palavras, a API permite recuperar e gravar dados no perfil comercial das empresas para criar soluções mais completas.
A API do Google está evoluindo, o que tem um impacto direto nas estatísticas dos negócios. A mudança entrou em vigor em 20 de fevereiro de 2023 , quando nos despedimos da antiga API.
As mudanças impactam diretamente nas formas que os resultados são apresentados pela plataforma, desconsiderando alguns insights e evidenciando outros. Isso trará uma nova visão:
Sem as mudanças, anteriormente era possível acessar as ações de um usuário através de um único gráfico integrado, especificando as ações que as pessoas realizaram em uma determinada janela de tempo:
• Visualizações do perfil;
• Rotas traçadas;
• Ligações;
• Solicitações de mensagem.
Agora:
A partir das mudanças o painel principal do perfil de insights apresentará uma visão geral do negócio modificando algumas métricas e mantendo outras:
• Total de interações em determinado período;
• Ligações;
• Mensagens;
• Reservas;
• Rotas traçadas;
• E cliques no botão “site”.
Categorização do tipo de buscas
Além disso, o Google também está mudando a maneira como categoriza os diferentes tipos de buscas que levam os usuários até o perfil de uma empresa.
Com isso, a distinção entre pesquisas ‘diretas’, de ‘descoberta’ e de ‘marca’ não existe mais.
Esta é uma mudança bastante significativa, principalmente quando se trata de acompanhar o desempenho do seu perfil comercial do Google.
Contudo, a partir de agora a evolução do Google Perfil da Empresa permite rastrear outros tipos de estatísticas.
Agora é possível ter uma visão geral de quais palavras-chave são usadas para encontrar sua empresa.
Além disso, a nova API mostrará onde seu perfil é visualizado, Google Search x Google Maps, Desktop x Mobile.
• Maior foco nas ações do usuário
• Não há mais divisão entre pesquisas ‘diretas’, ‘descobertas’ e ‘marcas’
• Visão geral de quais palavras-chave são usadas para encontrar sua empresa
• Mostra onde seu perfil é visualizado, Pesquisa Google x Google Maps, Computador x Celular.
• Não há mais informações sobre visualizações de fotos.
• Não há mais informações sobre visualizações de postagens.
• Não há mais dados sobre cliques de postagem.
Você pode acessar o detalhamento sobre estas mudanças diretamente no portal de informações e suporte do Google, em: https://support.google.com/business/answer/10018786
Os benefícios oferecidos pelas ferramentas do Google são diversos e várias categorias de negócios podem utilizar.
Apesar de ser uma ferramenta criada para posicionar comércios na rede de pesquisa do Google.
Indústrias e fabricantes de produtos podem fazer uso da plataforma como um benefício oferecido para seus clientes varejistas.
Pequenos e médios comerciantes costumam não ter tempo hábil para se dedicar a manter uma presença digital de qualidade.
Isso faz com que seus perfis na internet sejam mal administrados e/ou desatualizados com seus produtos e promoções.
Com isso, marcas que desejam ser encontradas com facilidade pelos consumidores locais, podem utilizar estratégias comerciais avançadas utilizando a presença digital no Google como um benefício oferecido para varejos.
• Criação de perfil (quando não existe)
• Atualização de dados e informações
• Automatização de postagens de produtos
• Promoções e lançamentos
• Onde encontrar nas proximidades.
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