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As empresas mais competitivas do mercado recorrem ao planograma para aumentar o controle sobre o fluxo dos seus produtos, fidelizar o cliente e otimizar a exposição da marca.
Contudo, para elaborar assa ferramenta tão importante, é preciso tomar ações estratégicas, se baseando nos dados de comportamento dos consumidores.
Veja no post abaixo o que é, qual a importância e como elaborar um documento eficiente para a rotina da sua empresa.
Boa leitura!
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Planograma é a ferramenta que busca representar de forma gráfica a disposição dos produtos no PDV, ou seja, é o documento que orienta o posicionamento de um produto no local de venda, de acordo com seu sortimento ou gerenciamento por categoria.
Otimize seus processos com a Gofind
Além de focar na forma como as mercadorias serão distribuídas nos locais de venda, é importante que o planograma determine a quantidade de itens expostos, a separação dos diferentes tipos de produto, a ordem de cada item e toda a configuração de vitrine ou gôndola.
É crucial que, ao elaborar o planograma, a marca estabeleça um acordo com o varejista. Dependendo das vantagens da posição e prateleira desejadas, a negociação pode enfrentar a concorrência de outros fornecedores.
Veja abaixo algumas dicas práticas para a elaboração e execução do documento:
1.Defina os produtos
O documento pode determinar a organização geral dos produtos, sempre pensando na experiência do cliente ao entrar na loja.
2. Analise quais vendem mais e são mais lucrativos
A partir de análises internas, é possível identificar as mercadorias com maior potencial de ROI.
3. Crie promoções
Realização de promoções é um método muito utilizado para atrair clientes e potencializar as vendas.
4. Mantenha o planograma sempre atualizado
Revise o seu planograma e realize alterações conforme as necessidades de cada PDV.
5. Observe o comportamento dos seus clientes
Colher e analisar dados de comportamento do consumidor ajuda a melhorar sua estratégia.
6. Colete feedbacks
Uma vez implementado, é importante que o plano seja acompanhado de perto.
A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado, graças a nossa plataforma digital que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.
Possibilitando que a sua empresa gerencie e planeje ações de marketing, trade marketing e vendas direcionadas para públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.
Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca e mostra lojas próximas, parceria com o Google Meu Negócio para oferecer uma solução de Trade Marketing Digital e Inteligência de dados para Abastecimento Inteligente.
Alcance seus clientes com mais agilidade com a Gofind
Como vimos acima, empresas que conseguem executar bem um planejamento estratégico, focado em otimizar a experiência do consumidor na loja, seja em um varejo físico ou no ambiente digital da loja, conseguem ser bem mais competitivas.
Além disso, tornam-se mais rentáveis e lucrativas, obtendo maior retorno sobre seus investimentos (ROI).
Garantir que todas as etapas do processos sejam bem executadas, por profissionais especializados e fazendo uso das tecnologias disponíveis para otimizar suas funções, garante maior controle da previsibilidade dos resultados alcançados, evitando futuras falhas e prevenindo gargalos que possam atrapalhar o sucesso das operações.
Por isso, invista seu tempo, esforço e recursos em implementar processos, planejamento estratégico, controle e análise dos indicadores de desempenho.
Isso fará com que sua empresa alcance a excelência, independente do segmento e competitividade do mercado.
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