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No mundo do marketing, onde a única constante é a evolução, as empresas enfrentam um desafio crítico: integrar o mundo digital ao físico.
Embora o digital tenha revolucionado a forma como interagimos com as marcas, 89% das vendas no varejo ainda ocorrem em lojas físicas. Ao mesmo tempo, 72% das jornadas de compra começam online.
Essas estatísticas destacam um ponto crucial: o marketing omnichannel não é mais uma tendência – é uma necessidade!
Aqui vamos explorar como as marcas podem conectar o online ao offline de forma eficiente para criar uma experiência integrada, aumentar as vendas e fidelizar clientes. Vamos desvendar as ferramentas, estratégias e cases de sucesso que estão moldando o futuro do marketing omnichannel.
Mas afinal, o que é o marketing omnichannel?
Antes de tudo, é essencial entender o conceito. O marketing omnichannel é a integração de todos os canais de comunicação e vendas de uma marca para proporcionar uma experiência uniforme e consistente ao cliente.
Isso significa que, independentemente de onde a jornada começa – seja no Instagram, no site da empresa ou em um ponto de venda físico – o cliente recebe uma experiência fluida.
No entanto, conectar o online ao offline é um dos maiores desafios dessa estratégia. Aqui estão algumas dificuldades comuns:
E por que conectar o Online ao Offline é essencial?
Primeiro temos a mudança no comportamento do consumidor, as pessoas esperam hoje uma jornada de compra integrada. Elas pesquisam produtos no Google, leem reviews em redes sociais, assistem vídeos sobre o produto no YouTube e, em muitos casos, ainda preferem finalizar a compra em uma loja física. Ou seja, essa transição entre o online e o offline deve ser natural.
A verdade é que empresas que não oferecem uma experiência omnichannel correm um sério risco de perder clientes para concorrentes que fazem isso de forma eficiente, afinal, marcas que integram o digital ao físico estão capturando uma fatia maior do mercado.
Além disso, integrar o online e o offline também significa capturar e analisar dados de forma mais abrangente. Saber onde estão os clientes, o que procuram e como consomem. É inegável que possuir esses dados ajuda a criar campanhas mais eficazes e personalizadas.
E como conectar o Online ao Offline?
1. Geolocalização e Localizadores de Lojas
Ferramentas como a da Gofind permitem que consumidores localizem produtos em lojas físicas próximas. Além de facilitar a jornada do cliente, essa tecnologia ajuda marcas a direcionar consumidores para os PDVs certos, reduzindo rupturas de estoque e aumentando as vendas.
A Bosch Car Service, por exemplo, um dos nossos maiores cases de sucesso, utilizou a solução de localizador de lojas da Gofind para atrair mais de 57.000 clientes para oficinas em apenas 3 meses.
2. Marketing Baseado em Dados
Utilizar dashboards com dados de disponibilidade e demanda em tempo real permite que as marcas identifiquem onde há maior potencial de vendas e essas informações podem ser usadas para ajustar estoques, planejar lançamentos e criar campanhas hiper personalizadas.
Até porque campanhas que cruzam a localização dos consumidores com a disponibilidade de produtos geram até 30% mais conversões.
3. Anúncios Geolocalizados
Campanhas como as de anúncios locais são otimizadas para direcionar consumidores a locais físicos próximos. Essas campanhas aproveitam palavras-chave como “perto de mim”, aumentando a relevância e o impacto dos anúncios.
4. Integração com perfis digitais
Centralizar informações em plataformas como o Google Perfil da Empresa ajuda a garantir que os consumidores tenham acesso aos estoques disponíveis nos locais, além detalhes atualizados, como endereços, horários de funcionamento e muitos outros dados que ajudam o local a vender mais.
5. Experiência Phygital (Físico + Digital)
Estratégias phygital criam pontos de contato que unem o mundo online e offline. Um exemplo são os QR Codes nas lojas, que direcionam para informações online ou ofertas exclusivas.
E quais os benefícios dessas integrações?
E como a Gofind lidera o futuro do Marketing Omnichannel?
A Gofind se destaca como líder na integração online to offline, oferecendo:
*Parceria e metodologia exclusiva
Essas soluções ajudam marcas como Heineken, Bosch e Vidaveg a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.
Não há como negar, o futuro do marketing é omnichannel! Conectar o online ao offline não é apenas uma vantagem competitiva, é uma necessidade para marcas que desejam crescer, fidelizar clientes e otimizar recursos.
A Gofind lidera esse movimento com soluções que tornam essa transição mais fácil, eficiente e lucrativa. Se sua marca ainda não está conectando o digital ao físico, talvez seja hora de dar o próximo passo. Afinal, seu marketing está realmente completo?
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