Quer receber em primeira mão as novidades do nosso Blog?
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
Lançar uma nova marca no mercado é sempre um grande desafio, sobretudo quando este mercado é também iniciante, trazendo uma proposta totalmente disruptiva e inovadora.
Este é o cenário enfrentado pela The Vegetarian Butcher, marca de carnes vegetais ou plant-based, da gigante Unilever.
A marca que tem como objetivo tornar-se mais conhecida pelo consumidor, optou pela estratégia ousada de iniciar sua operação incentivando o consumo do produto, que ainda é parcialmente desconhecido pelo público no Brasil, em estabelecimentos food service e restaurantes parceiros.
Deixando a venda direta ao consumidor para uma fase subsequente à estratégia de lançamento.
Veja abaixo alguns dos demais desafios enfrentados pela marca:
A The Vegetarian Butcher é uma marca global da Unilever Food Solutions, divisão responsável por foodtechs e inovações no segmento alimentício.
Os produtos da indústria de alimentos são produzidos com base vegetal ou plant-based e replicam a experiência, textura e o sabor encontrados na carne feita de animais.
“Meu objetivo é criar alternativas deliciosas de carne à base de plantas com um sabor ainda melhor que o original”. Afirma Jaap Korteweg, fundador da The Vegetarian Butcher.
Criada na Holanda, a marca The Vegetarian Butcher hoje está presente em mais de 35 países e seus produtos são comercializados em mais de 20 mil lojas e restaurantes. Para a nossa sorte e alegria, eles finalmente chegaram ao Brasil, e prometem ser um sucesso tanto nas vendas, quanto no gosto do consumidor.
Apesar de se enquadrar na categoria plant-based, a foodtech possui um posicionamento diferenciado, focando a sua comunicação em um público mais abrangente.
Além do vegano/vegetariano a marca se considera uma ‘amante da carne’, e quer convidar o consumidor carnívoro a experimentar uma opção mais inclusiva e igualmente saborosa.
Para isso, sua estratégia consiste em recrutar restaurantes parceiros e canais de venda, inserindo o novo produto em pratos especiais, cardápios e catálogos de produtos, incentivando a experimentação e gerando interesse por parte do consumidor.
Indústrias de alimentos tendem a passar por algumas dificuldades durante o lançamento de produtos ou mudança para um novo mercado consumidor, com cultura e costumes alimentares diferentes.
Com a The Vegetarian Butcher não foi diferente, apesar de compor o portfólio de marcas de uma empresa global, a Unilever, as operações de cada empresa do grupo são individuais com propósitos e necessidades distintas.
Para lançar um alimento que tem o potencial de se transformar em uma nova tendência entre os consumidores, que inova e compete com outros itens mais tradicionais e conhecidos pelo público, uma estratégia tão inovadora e competitiva quanto torna-se também necessária.
Afinal, modificar o status quo e provocar o mercado nacional a pensar em novas formas de fazer e consumir alimentos é um desafio e tanto.
Uma campanha de marketing tradicional não seria o suficiente para lançar a linha de produtos The Vegetarian Butcher. Por isso, havia a necessidade de incorporar tecnologia e inovação também em todas as fases do projeto.
E é exatamente neste momento que a Gofind torna-se uma parceira estratégica indispensável para a operação, com uma tecnologia que ajuda o shopper a encontrar e comprar os produtos com facilidade, em diversos canais de venda.
A tecnologia consiste na criação de um mapa personalizado para a marca, interativo e que pode ser integrado ao site e redes sociais, permitindo que o comprador acesse, busque e compre todos os itens que precisa com poucos cliques, sem sair do ambiente da marca.
Além disso, a Gofind oferece um portal do cliente, onde é possível obter analytics completos, com diversos dados sobre a performance dos produtos, dados demográficos e positivação dos canais de venda, em tempo real.
Fornecendo os insights necessários para planejar e executar estratégias de lançamento com maior previsibilidade e assertividade, obtendo melhores resultados.
No primeiro momento da parceria entre Gofind e The Vegetarian Butcher, o produto não será comercializado para o consumidor final.
O Localizador de Produtos tem o objetivo de mostrar para o público que busca pela marca apenas a rede de restaurantes parceiros.
Isso ajudará na divulgação e experimentação da linha de produtos que fará parte do cardápio dos restaurantes, inserindo o produto nos hábitos alimentares do público consumidor da categoria.
Esta estratégia também ajudará a descobrir e entender melhor, onde há demanda pelo produto, gerando dados que após analisados podem ser cruciais para decisões da próxima fase da campanha.
Outra solução oferecida pela Gofind para incrementar a estratégia de promoção e lançamento de produtos, é a parceria que a martech tem com o Google Meu Negócio (GMB).
Esta etapa consiste em ajudar os estabelecimentos parceiros, que comercializam os produtos The Vegetarian Butcher a terem maior presença digital.
Ou seja, a equipe Gofind com patrocínio de The Vegetarian Butcher fará também o cadastro das lojas e restaurantes parceiros da marca na plataforma Google Meu Negócio.
Isso faz com que a marca ganhe maior visibilidade e destaque na rede de pesquisa do Google, através de posts automatizados, disparados a cada cadastro, aumentando a relevância de The Vegetarian Butcher nos resultados de buscas locais pelo termo “plant-based” ou à base de plantas, por exemplo.
Esta estratégia também tem o objetivo de aguçar a curiosidade do consumidor, posicionando a marca como a solução para uma opção de alimentação mais saudável e livre de sofrimento animal, com sabor e a textura deliciosa da carne.
O Localizador Gofind é uma ferramenta crucial também para a terceira fase da estratégia. Tendo uma função específica na coleta e análise de dados sobre o comportamento do consumidor.
No planejamento estratégico, o objetivo aqui é medir e acompanhar os números de busca e consumo dos produtos nos restaurantes parceiros para entender melhor os locais de demanda.
Reabastecendo lojas e restaurantes conforme a necessidade, medindo qual produto possui melhor saída e merece mais investimento, otimizando novos pedidos, melhorando toda a cadeia de suprimentos.
Com isso, no futuro será possível dar sequência à próxima fase da operação: utilizar os dados da plataforma Gofind para expandir e iniciar a venda ao consumidor final.
Gostou? Quer conhecer melhor esta e outras soluções da Gofind para marcas?
Então acesse o botão abaixo, fale com um dos nossos especialistas e receba uma demonstração 100% gratuita do nosso Localizador de Produtos Omnichannel.
Assine nossa Newsletter e fique por dentro.
5 dicas para sua marca
alavancar as vendas