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Poucas marcas sabem aproveitar o real potencial do dia do consumidor. Aprenda boas práticas para se destacar em meio à enxurrada de promoções.
O dia do consumidor é comemorado anualmente no dia 15 de março, contudo, no Brasil, é muito comum que o comércio realize promoções durante uma semana inteira, dando início a semana do consumidor.
Neste período, também é comum que marcas e estabelecimentos comerciais deem início à campanhas de marketing focadas em descontos e promoções, estratégia bastante semelhante à Black Friday.
Esta semelhança acaba fazendo muitas marcas se perderem. Para muitos, realizar promoções, dar um pequeno desconto ou frete grátis já basta para fidelizar o cliente. Contudo, com o consumidor ficando cada vez mais exigente, é preciso se atualizar com as novas tendências de consumo e comportamento deste novo consumidor, sobretudo no dia que é dedicado a ele.
E é por isso que estamos aqui, para te ajudar a descobrir quais são as estratégias essenciais para se destacar e fazer bonito nesta jovem, mas importante data para o varejo:
Você deve estar pensando que esta dica é óbvia, certo? Mas responda mentalmente a seguinte questão: Você sabe quais são os direitos reservados ao consumidor e garante que a sua equipe comercial os cumpra em sua totalidade?
Se a sua resposta for não, muito provavelmente você já deve ter desrespeitado algum direito, fazendo o seu cliente ter uma experiência negativa com o seu negócio ou com seu produto. E isso precisa mudar.
Certifique-se de que o código de defesa do consumidor seja uma leitura obrigatória para cultura organizacional da sua empresa, difundida-o entre todos os colaboradores, parceiros e fornecedores.
Entender o seu público é o primeiro passo para um bom atendimento, mas uma estratégia realmente efetiva de vendas só é possível quando entendemos que, mais do que observar as necessidades do público enquanto consumidores, é preciso entendê-los e tratá-los como pessoas, antes, durante e após o atendimento.
Pessoas são movidas por emoções e ter a sensibilidade de flexibilizar suas formas de abordagem, dependendo da pessoa e do humor dela é o verdadeiro segredo para um bom atendimento.
Uma boa estratégia comercial procura explorar diversas formas de atingir e se fazer notar pelo público-alvo. Portanto, avaliar quais canais fazem sentido para sua ação de marketing, on e offline, lhe permitirá um melhor aproveitamento das vantagens oferecidas por cada um deles.
Canais digitais costumam ser mais assertivos para públicos específicos e possuem formas de mensuração de resultados mais acessíveis e em tempo real. Já canais tradicionais costumam ter uma abrangência maior, atingindo diversos tipos de público.
Mesclar as duas pode ser uma boa ideia, mas tudo dependerá da sua verba e do seu objetivo a curto, médio e longo prazo.
Nada pior do que fazer uma campanha certeira, que traga para a empresa diversos leads qualificados e engajados que acabam não sendo abordados pela sua equipe comercial, desvirtuando todos os conceitos de funil de vendas e jornada do consumidor.
Ou a situação inversa: uma campanha mal planejada que acaba trazendo leads desqualificados, tomando o tempo da sua equipe com abordagens que não serão convertidas em vendas.
Portanto, a sinergia entre estas duas áreas é indispensável para um planejamento bem executado que entregue resultados satisfatórios.
Esta é a última, mas talvez a dica mais importante da nossa lista.
Mesmo que seja a sua primeira vez planejando uma campanha, colocar o consumidor no foco da sua estratégia aumentará ainda mais as suas chances de sucesso.
Nada melhor do que demonstrar para o seu público que a marca que deseja lhe vender algo o valoriza. Por isso, esteja próximo e seja encontrado quando o consumidor mais precisar de você.
Hoje já existem ferramentas que auxiliam marcas e lojas físicas a se conectarem com as pessoas que buscam pelos seus produtos por geolocalização, facilitando a jornada de compra e tornado a sua campanha de dia do consumidor verdadeiramente relevante.
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