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Veja como a Caldo Bom reestruturou suas operações de marketing para melhorar a experiência do consumidor e alcançar mais resultados.

Toda reestruturação de setor, dentro da empresa, é um desafio e tanto. Requer muito esforço, conhecimento, planejamento e, sobretudo, comprometimento da equipe com os resultados que se pode alcançar com as mudanças.

Este era o cenário que a Caldo Bom enfrentava em junho de 2019. Desafios como:

  • Desenvolver novas estratégias de marketing;
  • Buscar inovação e transformação digital;
  • Implementar novas tecnologias;
  • Expandir canais de vendas;
  • Melhorar o reconhecimento da marca;
  • E investir na experiência do consumidor.

Se a sua empresa passa, passou ou pretende passar pelos mesmos desafios, continue neste artigo. Iremos destacar abaixo como a Caldo Bom se tornou mais um dos nossos cases de sucesso.


A Caldo Bom é uma marca responsável pela fabricação de mais de 150 tipos de alimentos para diferentes momentos do dia. Produtos que vão desde os grãos in-natura, como arroz e feijão, até condimentos, temperos e pratos semiprontos..

Uma empresa com quase meio século de tradição, mas que cresce, se reinventa e se renova a cada ano, visando expandir a sua atuação no mercado nacional por meio de investimentos na experiência do consumidor.

Foi esta característica que fez com que a Caldo Bom pudesse perceber o valor agregado que uma ferramenta de marketing, focada em dizer para o consumidor onde, quando e como encontrar seus produtos, de forma rápida e fácil, poderia somar aos esforços comerciais da empresa.

Leia mais sobre Estratégias de Marketing 

 

 


1. Reconhecimento do problema


Dificilmente uma  indústria de alimentos passará por um processo de reestruturação sem considerar se adequar à transformação digital. Um processo que pode ser complexo e confuso, à depender da maturidade tecnológica de cada negócio. 

Afinal, modificar o modus operandi de toda uma cadeia de suprimentos, lidando com as mais diversas situações envolvendo adaptação, treinamento e capacitação de equipes, implantação e manutenção de novas tecnologias, pode trazer muita dor de cabeça.

Contudo, este é um cenário enfrentado por diversas empresas que buscam se manter atualizadas, acompanhando o ritmo do mercado e a evolução do comportamento do consumidor, cada dia mais conectado.

Para a Caldo Bom, o momento de enfrentamento deste problema foi em junho de 2019, quando a empresa resolveu reestruturar o marketing e adotar uma estratégia 360º, trabalhando seu investindo em mídia para geração de Awareness, contemplando mídias tradicionais, mas elevando seu investimento em estratégias de marketing digital.

Leia mais sobre Marketing Digital 

 

2. Solução eficiente

Toda reestruturação de setor necessita de ferramentas facilitadoras para aprimorar e acelerar processos, talentos individuais que formem uma equipe capacitada, de alta performance e, além disso, de uma equipe comprometida com os resultados a serem alcançados.

Com este direcionamento estratégico, a Caldo Bom trouxe para o seu time um novo gerente de marketing, com a missão de transformar a área em uma força geradora de oportunidades de vendas, à partir de uma visão macro de toda a cadeia, a fim de decifrar e compreender profundamente a jornada de compra do shopper moderno, renovando e ampliando as possibilidades de impacto comercial e institucional da marca.

Ou seja, se tornar uma marca mais conhecida no segmento de alimentos, ampliando o marketshare e, consequentemente, crescer comercialmente expandindo os canais de vendas, ajudando o consumidor a encontrar a marca com mais facilidade.

E foi buscando êxito na sua missão que a nova gerência trouxe para suas estratégias ferramentas de marketing como o Localizador de Produtos Gofind, uma tecnologia que cataloga, categoriza e mapeia produtos, mostrando ao consumidor, em tempo real, onde encontrar produtos Caldo Bom nas proximidades.

Leia mais sobre Jornada de Compra 

 

 

3. Onde encontrar?

Uma etapa muito importante da jornada de compra é dizer ao seu público, onde ele pode encontrar e comprar os seus produtos. Esta pergunta deve ser respondida de forma assertiva, com rapidez e simplicidade para não causar a desistência da compra.

Imagine responder esta questão mostrando ao consumidor não apenas a loja mais próxima, mas também o preço, uma imagem do produto, a disponibilidade na loja e ainda oferecer um mapa interativo com a possibilidade de traçar rotas e escolher o ponto de venda mais oportuno. Tudo sem necessitar de downloads ou espaço na memória do aparelho, uma interface amigável que pode ser acessada diretamente pelo navegador do celular, tablet ou desktop.

Com este apoio no argumento de vendas, a Caldo Bom ganhou mais visibilidade entre os consumidores e agregou valor aos seus parceiros comerciais, como as distribuidoras de alimentos e varejos supermercadistas que agora também podem usufruir, direta ou indiretamente da tecnologia.

Leia mais sobre Digital Merchandising 

 

 

4. Expansão e novos desafios

Enxergando o sucesso da nova ferramenta, novos desafios começaram a surgir e mais tecnologias se mostraram necessárias para seguir crescendo e potencializando os resultados alcançados.

Como vimos anteriormente, a presença digital é apenas o pontapé inicial para gerar valor em toda a cadeia de suprimentos.

Mas para que haja uma estratégia coesa, em todos os níveis da cadeia, todos precisam falar a mesma língua ao adotar a inovação tecnológica como um meio de se manter competitivo no mercado.

Leia mais sobre Cadeia de Suprimentos 

E com esta atitude inovadora, a Caldo Bom resolveu expandir a sua parceria conosco, encarando o desafio de levar a transformação digital para o varejo de vizinhança.

Através do Projeto GMB (Google Meu Negócio), levamos a transformação digital para o pequeno e médio empreendedor, lojistas com pouca maturidade tecnológica, que hoje precisam se adequar à uma nova realidade, com um consumidor muito mais conectado e disposto a realizar a maior parte da sua jornada de compra na internet.

Esta colaboração entre a marca e varejos locais, faz com que os produtos Caldo Bom ganhem maior relevância nos resultados de busca local do Google e permite que os seus produtos apareçam logo nas primeiras páginas de resultado. Quando um consumidor procura por item fabricado pela empresa ou semelhantes, para comprar nas proximidades, os resultados mostram produtos cadastrados nos perfis do GMB das lojas parceiras.

Leia mais sobre a parceria Gofind + Google 

Estratégias e parcerias que fazem da Caldo Bom uma empresa de sucesso, com resultados positivos cada vez maiores, com maior escalabilidade e previsibilidade de crescimento.

“Com o mapa interativo Onde Encontrar temos uma ferramenta que atua ao longo de toda a cadeia de distribuição. De novas prospecções de mercado, percepção de share regional, negociações com os compradores, até a ponta no público-alvo que tem uma maior facilidade de encontrar nossos produtos. Convergimos os esforços de marketing para atuar na jornada de consumo do reconhecimento à decisão de compra através da parceria com a Gofind.” José Felipe – Gerente de Marketing na Caldo Bom.

 

 

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