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Escolher o nome certo que ajude o cliente a saber o que a sua empresa faz é uma das decisões mais importantes que você pode tomar. 

Quando um usuário descobre a sua empresa online, o nome do negócio cadastrado no Perfil do Google pode ajudar a atrair clientes e gerar vendas.

Inserir o nome do negócio corretamente, utilizando boas práticas no ambiente digital, pode atrair clientes, melhorar sua visibilidade online e estabelecer uma marca forte. 

Por outro lado, um nome mal escolhido pode causar confusão e dificultar seus esforços de marketing.

Veja a seguir a importância do nome do negócio no Google e boas práticas para fazer o cadastro na plataforma.

Boa leitura!

Nome descritivo

Estudos recentes, como este da Sterling Sky, demonstraram que o nome do seu negócio pode ter um grande impacto em como ele se classifica nas interfaces locais do Google. 

Em outras palavras, escolher uma nomenclatura descritiva para o seu negócio no Google pode ajudar sua empresa a se destacar da concorrência nos resultados de busca online.

Por exemplo, se a sua empresa é um restaurante e quer ser encontrada por clientes em potencial no Google, aconselha-se como boa prática inserir no nome do negócio a palavra-chave ‘restaurante’.

É bastante comum que empresas que possuem um nome específico esqueçam de informar no perfil a atividade do negócio.

Para ilustrar, vamos imaginar uma floricultura chamada ‘Jardim Encantado’. No perfil do Google dessa empresa o proprietário cadastrou o nome do negócio no Google apenas como “Jardim Encantado”, esquecendo-se da palavra “floricultura”.

Exemplo de nomes descritivos no Google Perfil de Empresa

A melhor maneira de compreender o poder do nome da sua empresa no Google é pensar nestes 3 fatores:

  1.  1. Sua comunidade offline – Corresponde a todo o público impactado pela sua empresa no ambiente físico.

    Pedestres ou motoristas que passam pela sua loja e veem o nome da sua empresa na fachada.

    Essas pessoas conseguem entender o que seu negócio faz só de olhar para o nome? Ou eles teriam uma impressão vaga e rapidamente esquecida?

  1.  2. Sua comunidade online – Corresponde a todo o público que é impactado pelo sua empresa na internet.

    Quando usuários encontram o nome da sua empresa em uma listagem de empresas locais, em um resultado de mecanismo de busca orgânico, como o Google.

    Quando alguém cita sua empresa nos comentários de uma publicação ou marca sua empresa em uma postagem, o nome do seu negócio comunica o que você faz ou cria um mistério?

  1.   3. Algoritmos de mecanismos de busca – O Google entrega os resultados de busca baseando-se nas palavras que o usuário digita na busca.

    Nomes comerciais do Google Business Profile (GBP) que correspondem às frases que as pessoas digitam em seu mecanismo de busca são facilmente encontrados.

    Se as palavras no campo de título comercial do Google corresponderem à consulta do pesquisador, o Google classifica esse negócio em uma posição mais alta do que o da concorrência, por exemplo.

Como evitar erros comuns de nomenclatura no Google Perfil da Empresa?

Antes de se apaixonar pelo nome de uma empresa, leia esta lista de verificação de 5 erros comuns para que você não tenha que lidar com arrependimentos em um estágio posterior do desenvolvimento da sua empresa:

  1.  1. Um nome muito parecido com o nome de outra empresa

Se já houver um negócio com um nome muito parecido com o seu, isso resultará em confusão para o público. Portanto, se já houver a “Churrascaria Boi Amigo” não cadastre sua empresa como “Amigo’s Boi – Churrascaria” .

Antes de escolher qualquer nome comercial, pesquise no Google. Se você vir um concorrente local, nacional ou internacional cuja marca seja muito próxima da sua ideia de nome, é melhor abandonar sua primeira ideia e pensar em um título diferente.

Exemplo de nomes muito parecidos no Google Perfil de Empresa
  1.  2. Um nome muito vago/genérico

Não deixe o cliente em potencial na dúvida por causa do seu nome. Por exemplo, a loja “Julia’s Noivas” não tem tempo para atender 30 telefonemas por dia perguntando se ela é uma celebrante de casamento, uma planejadora de casamento, uma maquiadora de casamento ou uma fotógrafa de casamento. 

Exemplo de nome muito vago e sem descrição no Google Perfil de Empresa. Com dúvidas sobre o que é o negócio.

Nomes genéricos também se enquadram nessa categoria. Se você estiver abrindo um bar de sucos, não cometa o erro de nomear seu negócio de “Suco de Laranja” ou qualquer outro substantivo comum. Nesse caso, o algoritmo do Google não conseguirá exibir seu perfil considerando a quantidade de citações por “suco de laranja” na internet.

Exemplo de nome muito genérico no Google Perfil de Empresa
  1.  3. Um nome muito específico

É bastante comum que empresas que seja relacionadas a produtos específicos ou localidades acabem introduzindo essa característica ao seu nome popular, porém isso pode confundir novos clientes ou clientes em potencial.

Por exemplo, se a sua empresa ficou conhecida como referência em limpeza de tapetes na sua região, porém pode realizar a limpeza de diversos tipos de estofados, carpetes, sofás, interior de veículos e afins. Não cometa o erro de cadastrar o nome de negócio como “Tudo Limpo – Especialista em limpeza de tapetes”.

Isso pode espantar clientes que precisam de outros tipos de serviços de limpeza que você oferece.

Exemplo de um nome muito especifico de um serviço no Google Perfil de Empresa
  1.  4. Um nome muito longo

Devido à maneira como o Google favorece nomes que correspondem aos termos de pesquisa, você estaria certo em se perguntar se deveria tentar criar um nome no Perfil da empresa que incluísse o máximo possível do que você faz. 

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, pode se perguntar se deveria chamá-lo de “Belu’s Cabeleireiro, Salão de beleza, Manicures, Pedicures, Sobrancelhas, Nail Art & Foot Massages”. 

Você pode ter um nome comercial como esse, mas não pode esperar que seu público se lembre dele de forma fácil. Os nomes comerciais mais memoráveis ​​são geralmente curtos.

Exemplo de um nome muito extenso no Google Perfil de Empresa
  1.  5. Um nome muito estranho

Embora a tendência de escolher um nome de marca excêntrico que na verdade não significa nada para o público-alvo ainda esteja forte, é importante lembrar que é preciso um grande orçamento de marketing para tornar uma palavra como “Google” famosa. 

Além disso, tenha cuidado com trocadilhos e passe uma ideia sólida de negócio.

Não vá cadastrar seu Bar de shows com o nome de “Chope and Dança – Bar dançante”.

Exemplo de nome estranho no Google Perfil de Empresa

Considerações Finais

Portanto, cadastrar o nome de forma correta no seu perfil de negócio local é um passo crucial que pode influenciar significativamente o sucesso da sua marca. 

Um nome bem estruturado pensando em SEO, nos motores e termos de busca do Google, não só atrai clientes, mas também fortalece sua presença online e diferencia seu negócio da concorrência. 

Lembre-se de considerar a simplicidade, relevância, originalidade e otimização para SEO ao fazer sua escolha. Evite nomes que possam causar confusão, problemas legais ou dificuldades de pronúncia.

Ao seguir essas diretrizes e dedicar tempo para pesquisar e testar diferentes opções, você estará no caminho certo.

Como a Gofind pode te ajudar

Nós trabalhamos para completar o marketing das indústrias, franqueadores, prestadores de serviço e varejistas com soluções online to offline que aumentam o fluxo de pessoas nos locais físicos onde as marcas estão presentes e permitem evidenciar o impacto do marketing na jornada de consumo.

Além disso, somos a única plataforma que entrega a gestão completa do Google Perfil Empresas, com a digitalização do estoque da marca, site personalizado patrocinado, gestão da reputação da marca e painel de Insights dos consumidores para tomada de decisão estratégia de negócio.

Nossos diferenciais exclusivos incluem:

  • • Digitalização do Estoque

Digitalizamos o estoque do franqueado (caso tenha produto físico nas lojas).

  • • Redução considerável de custo por loja

Por sermos parceiros oficiais do Google, fazemos integração por API que dá escala e economia para o processo.

  • • Processo robusto para gestão de reputação

Além de responder às interações, classifica os reviews permitindo que a marca atue nas avaliações e questionamentos de forma mais eficiente.

Conclusão

Investir em estratégias para aumentar as visitas orgânicas ao seu perfil comercial no Google pode trazer benefícios significativos a longo prazo. 

Desde a otimização do perfil até a solicitação de avaliações e a adição de conteúdos visuais, cada passo contribui para melhorar a visibilidade e a credibilidade do seu negócio. 

Comece a implementar essas estratégias hoje mesmo e veja seu perfil crescer!

Conheça a Gofind e leve soluções online to offline para o seu negócio!

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