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É frequente que empresas contratem tecnologia para ajudar a equipe. Isto inclui o gerenciamento de tarefas, processos, coleta e análise de dados.
Contudo, hoje existem diversas soluções disponíveis no mercado. Isso dificulta que gestores e gerentes de projetos e equipes selecionem a ferramenta mais adequada para sua realidade.
Além disso, em muitos casos há falta de recursos, desde o orçamento limitado, até a quantidade de pessoas na equipe.
Tudo isso pode afetar a produtividade e a entrega de resultados.
Para romper esta barreira, decisores de grandes empresas estão adotando um conceito que vem ganhando espaço no Brasil, o BPO.
Veja no conteúdo abaixo o que é, como fazer e quais os benefícios para a sua empresa.
Boa leitura!
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BPO significa Business Process Outsourcing. É um termo em inglês que significa “Terceirização de Processos em Negócios”.
Sendo assim, o BPO se refere às práticas adotadas pelas empresas ao contratarem outras empresas para assumir ou realizar atividades em uma área de importância para o negócio.
Em outras palavras: BPO é um modelo de atendimento ao cliente onde as responsabilidades de gerenciamento de processos são transferidas para uma terceira parte.
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O objetivo do BPO é aumentar a eficiência e reduzir custos, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade.
Ou seja: utilizando este método, o contratante não precisará ter uma equipe técnica disponível para executar as ações necessárias na solução contratada.
Algumas empresas prestam consultoria para soluções em software e serviços. Elas acompanham as métricas e resultados, e sugerem as melhores decisões a partir dos dados obtidos.
Com o BPO é possível contar com o auxílio profissional especializado. Com foco nos resultados do seu projeto ou plano estratégico.
Com o BPO, sua empresa poderá gerir processos de forma otimizada e tratar de pendências e recursos, enquanto você pode focar na sua atividade principal.
Por exemplo: o gestor de marketing de uma indústria de bens de consumo pode focar seus esforços no planejamento de estratégias para lançamentos de produtos.
Além disso, contrata uma solução para auxiliá-lo a utilizar sua verba de forma inteligente.
Essa solução calcula de forma automatizada as melhores praças com maior demanda e potencial de venda.
É muito comum que o BPO esteja relacionado à terceirização. Isso acontece, principalmente, pelo significado do termo.
Contudo, existem diferenças importantes entre estes dois conceitos.
A terceirização comum costuma atender um serviço pontual, como a manutenção de equipamentos ou limpeza, por exemplo.
Por outro lado, com o BPO, a empresa responsável irá assumir toda a atividade do projeto ou setor, apresentar resultados, sugerir planos de ação e em alguns casos tomar decisões estratégicas.
Ou seja, todos os processos e resultados deste setor serão de responsabilidade dessa parceria e da empresa que assumirá as atividades.
O Business Process Outsourcing garante alguns benefícios ao ser contratado, veja alguns deles abaixo:
• Aumento de eficiência;
• Melhoria contínua na execução dos processos;
• Maior flexibilidade interna;
• Controle e redução de custos operacionais;
• Terceirizar processos de negócios;
• Maior foco nos negócios principais;
• Melhor controle de qualidade;
• Tempo de resposta mais rápido.
Além disso, você também pode obter um melhor entendimento do mercado e aumentar a agilidade de processos.
Para iniciar a contratação de uma solução com serviço de atendimento BPO, é necessário que algumas medidas sejam tomadas antes da implantação.
Isso fará com que a sua empresa ou equipe defina quais os principais objetivos a serem alcançados.
Além de metas e possibilidades de adequação aos processos da empresa contratada.
1. É importante esquematizar a estrutura da organização e identificar o que pode ser terceirizado;
2. Mapeie as ferramentas disponíveis no mercado que solucionem as dores da sua área, negócio ou projeto específico.
3. Identifique se esta solução possui uma camada de serviços BPO, consultoria e personalização de atendimento.
4. Avalie quais entregas que a nova ferramenta precisa ter para ajudar sua equipe ou projeto a alcançar os resultados esperados.
5. Faça reuniões periódicas com seu atendimento BPO para alinhar estratégias e tomar decisões importantes.
A Gofind vem ajudando grandes marcas e negócios locais a se destacarem no mercado. Graças a nossa plataforma de Decision Intelligence que mapeia e mostra, em tempo real, a disponibilidade de produtos nos pontos de vendas, físicos e digitais.
Possibilitando que a sua empresa gerencie e planeje ações de marketing, trade marketing e vendas direcionadas para públicos específicos e segmentadas por localização geográfica.
Conectando seus canais de venda para oferecer uma plataforma personalizada e interativa, com Mapa Localizador de Produtos que fica integrado ao site e redes sociais da marca.
Além disso, oferecemos analytics completos. Dados valiosos que ajudam sua empresa a tomar decisões estratégicas de forma inteligente.
Sem a necessidade do envolvimento técnico da sua equipe de tecnologia ou analistas de dados.
No conteúdo que você acabou de ler, foi possível aprender mais sobre o conceito e as características do BPO.
Um tipo de contratação de serviços que cresce cada vez mais por conta das necessidades estratégicas de algumas empresas.
Portanto, foi possível identificar que com o BPO é possível focar no core do seu negócio, enquanto especialistas cuidam de atividades ou setores críticos.
Como a contratação de novas tecnologias e a utilização de ferramentas que garantem decisões inteligentes para o seu negócio.
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